Depois de passagens por Credit Suisse e Barclay’s, o executivo Roberto Attuch Jr. prepara para a segunda semana de agosto o lançamento de uma plataforma de crowdsourcing para o mercado financeiro. Batizada de Investmind, ela contará, nesse início, com um time de 40 analistas independentes. Eles cobrirão o mercado de ações, a indústria de fundos, papéis de renda fixa, macroeconomia, política e commodities. “Serão análises sem conflitos de interesses e teremos dois tipos de produtos voltados para pessoas físicas e fundos pequenos”, diz Attuch. Um será o Flow, serviço de assinatura mais simples, e o outro chamado de Bespoke, com um serviço mais premium, que inclui relatórios sob medida, conference calls e até reuniões presenciais com os analistas da plataforma.

 

O plano é ganhar a América Latina

Inspirada em modelos como o da Smartkarma, de Cingapura, e a da Seeking Alpha, dos Estados Unidos, a Investmind remunerará os analistas de acordo com os pontos e avaliações que eles receberem dos clientes. E as análises passarão pelo crivo de uma diretoria de compliance da empresa. “Neste primeiro momento, teremos análises do mercado brasileiro. Mas o segundo passo é ter análises da América Latina para vender aos investidores americanos e europeus”, diz Attuch Jr. “Depois, pretendemos entrar em mercados como Chile e México.” O perfil de analista buscado pela Investmind é o de gente que tem muita experiência no mercado. “Teremos muitos economistas sêniores e profissionais que passaram por órgãos reguladores e grandes instituições financeiras.”

(Nota publicada na Edição 1080 da Revista Dinheiro, com colaboração de: Carlos Eduardo Valim e Cláudio Gradilone)