A BM&FBovespa deverá divulgar às 21 horas desta quarta-feira (11) a nova metodologia de cálculo do Índice Bovespa. Em discussão há pouco mais de um mês, a alteração da metodologia visa reduzir o peso de ações muito negociadas e muito baratas no índice. As cotações desses papéis, negociados por centavos, oscilam bastante e acabam aumentando artificialmente a volatilidade do índice.

A principal mudança é que, pela nova metodologia, os papéis que formam a carteira teórica do mercado, passarão a ser incluídos não apenas em função do seu volume de transações, mas também pela quantidade de ações à disposição dos investidores, conhecido tecnicamente por negociabilidade. Também vai entrar no critério de seleção o valor de mercado das empresas, que hoje não tem participação no índice.

A Bolsa não antecipou detalhes da nova metodologia, mas a expectativa é que os novos critérios tornem o principal indicador de mercado mais representativo da economia brasileira. Atualmente, o maior peso pertence a empresas de commodities, cujas cotações são mais voláteis e dependem do mercado financeiro internacional. Com os novos critérios, espera-se que o novo índice dê mais relevância a empresas de consumo.

 

> Siga a DINHEIRO no Twitter 

> Curta a DINHEIRO no Facebook