A Nova Pontocom, empresa de comércio eletrônico resultado da união das operações online do Pão de Açúcar, Ponto Frio e Casas Bahia, faturou R$ 2,7 bilhões no ano passado. O resultado representa um crescimento de 56% em comparação ao ano passado. Segundo German Quiroga, CEO da companhia, a expectativa para este ano é de crescimento entre 30% e 50% acima do mercado. 

Desde a integração das empresas, no ano passado, o número de visitas aos sites da companhia cresceu 51% e as vendas aumentaram 70%. As vendas de eletrônicos, eletrodomésticos e informática representaram 79% das vendas no ano passado. Com os resultados, a participação de mercado da Nova Pontocom passou de 4% em 2009 para 18% no ano passado.

Outro setor de destaque em 2010 foi o de serviços para empresas. Por meio de duas marcas, a eHub e Ponto Frio Atacado, a Nova Pontocom oferece serviços de montagem e gerenciamento de operações de comércio eletrônico. O faturamento do segmento foi de R$ 534 milhões no ano passado.

Segundo Quiroga, apesar de permitir, com esses serviços, que outras empresas concorram com suas próprias marcas, o negócio faz sentido pelo potencial de crescimento. O CEO acredita que o segmento pode crescer de forma mais acelerada do que as operações voltadas para pessoas físicas.

O grande gargalo do setor, segundo Quiroga, é o transporte de mercadorias. ?Tem lugares que só o correio entrega. É como um voo cego?, afirma. No ano passado, pouco antes do natal, a empresa chegou a avisar potenciais consumidores que não conseguiria entregar os produtos a tempo para as festas, o que a fez perder várias vendas. ?Perdemos a venda para não perder o cliente?, justifica o CEO.

Este ano, a empresa planeja 1,5% da receita líquida. No ano passado, foram investidos R$ 25 milhões. Apesar do porcentual baixa, Quiroga acredita que os investimentos serão suficientes para suportar o crescimento da empresa.