A partir desta quinta-feira, 1º de agosto, começam a valer as novas regras para a entrada de cães e gatos nos Estados Unidos, definidas pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) e pelo Serviço de Inspeção da Saúde Animal e Sanidade Vegetal, do Departamento de Agricultura daquele país (APHIS/USDA).

+ Conheça Zandor, o primeiro cão treinado pela Receita Federal para farejar dinheiro

O modelo atualizado do Certificado Veterinário Internacional (CVI) para envio de pets para os EUA será disponibilizado no painel de certificados e requisitos no site do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), com a emissão do Certificado Veterinário Internacional Eletrônico (e-CVI) feita de forma totalmente digital.

O Mapa ainda esclarece que a nova solicitação de emissão do e-CVI para Estados Unidos passará a ser feita exclusivamente por médico veterinário.

A solicitação de emissão do e-CVI deve ser feita dentro dos 10 dias anteriores do embarque para gatos e dentro de cinco dias para cães. A validade do certificado envios com destino aos EUA é para apenas uma viagem.

Os donos dos pets que tenham autorização para viajar com seu bichinho com regras antigas devem refazer uma nova solicitação, pois autorizações com as regras antigas não têm mais validade.

O Ministério orienta que os passageiros façam contato com as companhias aéreas para se informar sobre os procedimentos específicos que cada empresa tem adotado para a garantia do cumprimento de todos os requisitos necessários para a entrada de seus cães nos Estados Unidos.

Os viajantes acompanhados de seus pets podem consultar também o Manual do Cidadão para Emissão do CVI.