19/11/2025 - 14:30
Belém, 19 – A iniciativa liderada pelo Brasil e com o apoio da Organização das Nações Unidas para Alimentação e a Agricultura (FAO) para restaurar áreas degradadas globalmente tem o apoio de nove países. O programa RAIZ (sigla em inglês para Resilient Agriculture Investment for net-Zero land degradation), que está sendo lançado na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), conta com a adesão de Alemanha, Arábia Saudita, Austrália, Canadá, Japão, Noruega, Nova Zelândia, Peru e Reino Unido.
O RAIZ vai apoiar os governos a mobilizar e também a alocar estrategicamente investimentos públicos e privados voltados à restauração. Com o programa, o objetivo dos participantes é aumentar o fluxo de capital para a restauração. Segundo a iniciativa, os governos, sozinhos, não conseguem suprir o déficit de financiamento nessa área. “O programa RAIZ foi criado para apoiar governos e parceiros na cocriação de soluções de financiamento adaptadas a cada país, destravando investimentos em larga escala”, diz comunicado à imprensa.
Participam do RAIZ o Ministério da Agricultura, a FAO, a Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação (UNCCD), o Instituto Clima e Sociedade (iCS) e o World Business Council for Sustainable Development (WBSCD), além dos nove países já mencionados.