26/09/2025 - 14:55
Emmanoel Schmidt Rondon assumiu o cargo de novo presidente dos Correios durante evento realizado nesta sexta-feira (26) em Brasília. A posse ocorre quase três meses após seu antecessor, Fabiano Silva, pedir demissão em meio a sequências de prejuízos registrados pela estatal.
Novo CEO, Rondon foi escolhido pelo presidente Lula após atuar como gerente executivo da diretoria de governo do Banco do Brasil, onde era funcionário de carreira. É economista graduado pela Universidade Federal Fluminense e possui MBA em Administração de Empresas pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais.
“Quem ama, cuida; e é esse amor incondicional pela empresa e a determinação em trabalhar em conjunto que vai restaurar o orgulho e a eficiência dos Correios, que desempenham um papel fundamental no Brasil. Conto com o apoio e a colaboração de todos para enfrentar os desafios e implementar as melhorias necessárias”, afirmou Rondon em seu discurso durante a posse do novo cargo.
A crise dos Correios
A pedido de Lula, Fabiano Silva permaneceu de modo interino no cargo após sua demissão enquanto se buscava um substituto. O centrão cobiçava o posto, porém o presidente optou por um nome com 25 anos de experiência no mercado financeiro como uma tentativa de salvar as contas da empresa.
A empresa registrou um prejuízo de R$ 4,37 bilhões no primeiro semestre de 2025, crescimento de 222% em comparação às perdas de R$ 1,35 bilhão registradas no mesmo período do ano anterior. A empresa responde pela maior parte do déficit total das estatais brasileiras.
Na divulgação do balanço, a empresa afirmou que “enfrenta restrições financeiras decorrentes de fatores conjunturais externos que impactaram diretamente a geração de receitas” e fez referências a uma diminuição da operação internacional após a entrada em vigor da taxa das blusinhas.
Ao abordar o cenário financeiro adverso da estatal, a ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, declarou em julho que a recuperação da empresa está condicionada a um ajuste fiscal. Segundo ela, o caminho envolve tanto a redução de custos operacionais quanto a busca por novas fontes de faturamento.
Entre as estratégias para ampliar os ganhos já anunciadas estão um plano de contingência e a criação de um marketplace próprio para entrada no segmento do e-commerce, em que a empresa concorrerá com gigantes como Mercado Livre, Shopee e Amazon.
