Os investidores brasileiros contam agora com um novo ETF para investir em empresas dos EUA. A partir desta terça-feira, 27, o QQQI11, lançado pela gestora Buena Vista Capital, junta-se aos outros 86 fundos do tipo negociados na B3.

Os ETFs (Exchange Traded Funds) são fundos de investimento cujo objetivo é acompanhar um índice de ações, ou seja, oferecer os mesmos rendimentos deste índice. Há ETFs que “espelham” o Ibovespa, outros que replicam bolsas internacionais e até que agrupam empresas de tecnologia.

O QQQI11 buscará seguir os ganhos de valor de mercado das 100 maiores empresas não financeiras listadas na Nasdaq. Já há outro ETF listado na bolsa brasileira que replica o mesmo índice: o NASD11, que tem como gestor a XP Asset.

A Nasdaq é uma bolsa de valores com foco em empresas de tecnologia. Nela, estão gigantes como Apple, Microsoft, Amazon, NVIDIA, Meta, Google, Tesla, Netflix e Airbnb.

Ou seja, com essa opção de ativo, dá para investir nesse grupo de empresas comprando apenas um único ETF.

As cotas do QQQI11 poderão ser adquiridas por valores a partir de R$ 100, com uma taxa de administração de 0,83% ao ano.

QQQI11 pretende também pagar dividendos

Além de acompanhar os rendimentos deste índice, o QQQI11 buscará também pagar dividendos mensais com uma taxa de 1,15% ao mês. Em um ano, a porcentagem representa um rendimento total de 14%.

O novo ETF adquire individualmente ações do índice Nasdaq 100. Também utiliza uma estratégia de opções para garantir o pagamento de dividendos dentro da meta e para gerar ganhos a partir de movimentos de alta no mercado. Rendimentos acima da meta de dividendos são mantidos na carteira.

“Sabemos que o segmento de dividendos está, cada vez mais, brilhando aos olhos dos investidores brasileiros”, afirma Renato Nobile, gestor e analista da Buena Vista Capital.

Gestora já é responsável pelo SPYI11

O QQQI11 é o segundo fundo de índice dos EUA da Buena Vista Capital. A gestora também é responsável pelo SPYI11, focado nas empresas do S&P 500.

O Standard & Poor’s 500 é o principal índice da bolsa de valores de Nova York, considerada a maior bolsa do mundo. Reúne 500 empresas de setores diversos, que incluem tecnologia e outros como saúde, comunicação, energia e alimentação.

O SPYI11 possui uma meta de dividendos um pouco mais modesta, de 1% ao mês. “Mas você dá a opção para o investidor de compor sua estratégia de dividendos com os dois melhores índices do mundo”, afirma Nobile.

Os impostos sobre os ETFs são os mesmos cobrados em outros investimentos de renda variável: imposto de renda sobre os dividendos com alíquota de 15% e imposto de renda sobre a venda da cota por um preço superior ao da aquisição, também de 15%.