O governador do Estado do Novo México, Bill Richardson, vai anunciar nas próximas horas o perdão póstumo a Billy the Kid, o famoso bandido do velho oeste americano.

Richardson confirmou nesta quarta-feira que planeja perdoar Billy the Kid antes do final do ano, quando termina seu mandato.

O jovem pistoleiro Billy the Kid – cujo nome real era William H. Bonney – inspirou dezenas de livros e filmes com sua saga.

Alguns dizem que o então governador do Novo México, Lew Wallace, que escreveu “Ben Hur” quando ocupava o Palácio do Governo em Santa Fé, prometeu perdoar Bonney, mas a decisão foi bloqueada pelo xerife Pat Garrett em 14 de julho de 1881.

Os netos de Garrett ainda rejeitam o indulto, afirmando que isto tornaria o xerife um assassino frio: “consideramos (o perdão a Billy the Kid) uma abominação e a difamação de um grande homem”, disseram Patrick Jarvis e Susan Floyd Garrett.

Richardson – ex-secretário de Energia e embaixador dos Estados Unidos nas Nações Unidas, que viajou este mês à Coreia do Norte em sua última missão diplomática – deixará o cargo de governador do Novo México após dois mandatos.

mt/LR