27/09/2018 - 14:59
Quando o Facebook comprou a empresa de realidade virtual Oculus, a expectativa do mercado era de que a empresa de Mark Zuckerberg entrasse de cabeça no mundo da realidade virtual. Passados quatro anos da aquisição, a empresa anuncia a início das vendas de seu terceiro headset, uma versão intermediária do Oculus Rift e Go, chamada Quest.
Diferente do Rift, que necessita de um PC para funcionar, o Quest seguirá os passos do Go e não necessita se conectar a nenhum outro aparelho. O preço de lançamento seré de US$ 399, e trará uma série de funcionalidades antes restritas apenas ao aparelho premium da Oculus, como sensores que apitam ante a proximidade de objetos e móveis, além de trazer o mesmo tipo de touch controllers do Rift.
Com praticamente a mesma tecnologia do produto “gold standard” da marca e independência de cabos ou computador, o Quest está sendo considerado pelo indústria como o aparelho ideal para jogos. Segundo o Facebook, na data de lançamento do aparelho, estarão disponíveis 50 jogos, incluindo clássicos do Rift como Robo Recall. Outra novidade é a série em VR, Vader Imortal, sobre o vilão máximo de Star Wars, que estará disponível para o Quest no dia de seu lançamento – a data específica não foi anunciada, mas o Facebook declarou que acontecerá durante a primavera do hemisfério norte.
O aparelho também trará inovações em relação ao Expressive Avatar, funcionalidade que permite aos usuários do sistema criar e animar bonecos digitais, que agora terão mais realismo nos movimentos de olhos, boca e micro-expressões faciais. Eles também irão adicionar função de transmissão ao vivo de partidas para celular e TV. Segundo Zuckerberg, o lançamento do Quest completa a primeira geração de aparelhos VR da empresa.