A Toyota desenvolveu uma nova tecnologia para identificar a presença de pets e crianças dentro do veículo, evitando mortes por insolação em dias quentes. Ela se chama Cabin Awareness. 

Somente em 2021, 23 crianças morreram nos Estados Unidos após serem deixadas dentro de carros. 

+INSS começa a pagar 2ª parcela do 13º para quem ganha mais de um salário; veja calendário

A empresa disse em nota que, dependendo das circunstâncias, o interior de um carro pode chegar a 51ºC em questão de poucos minutos, mesmo quando a temperatura externa está em 15ºC. No verão, a temperatura interna da cabine de um automóvel pode atingir níveis perigosos em apenas 10 minutos.

Como funciona a tecnologia

Dentro do carro há um sistema de radar 4D da Vayyar Imaging que detecta a presença de crianças ou animais de estimação mesmo que eles estejam debaixo de cobertas. Ele fica posicionado no teto e também consegue identificar mesmo pequenos movimentos, como batimentos cardíacos e respiração. 

Assim que detectar a presença no interior do carro, o sistema de radar mostra alguns sinais como avisos no painel do carro, aciona a buzina e pisca as luzes de emergência. Ele pode enviar notificações para o celular do proprietário do veículo e de outras pessoas cadastradas. 

Se ainda assim nenhum dos avisos forem respondidos, o Toyota Safety Connect enviará sinais para que socorristas sejam notificados.

Embora o Cabin Awareness seja um conceito, o recurso já está sendo testado através da May Mobility, parceira da Toyota. A empresa de veículos autônomos está testando a tecnologia em sua frota de minivans Toyota Sienna AutonoMaaS em sua sede em Michigan e em breve começará a testar em implantações públicas em Arlington e no Texas, com implantações adicionais chegando no final de 2022.