A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), também apelidada de ‘novo RG (Registro Geral)’, alcançou a marca de 30 milhões de documentos emitidos.

+Biometria passa a ser obrigatória para acesso a benefícios sociais, veja como funciona

Sua confecção já está disponível em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Em cada local, é feita por um órgão diferente: em São Paulo, por exemplo, é função do Poupatempo; já no Acre, da Polícia Civil.

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) disponibilizou uma lista com links para agendamento nos órgãos que fazem a CIN em cada estado. Veja a seguir:

Como funciona a confecção do novo RG

Para o atendimento, o cidadão deve apresentar o CPF e a certidão de nascimento ou de casamento, em via original ou cópia autenticada. Caso queira incluir informações adicionais no documento, como tipo sanguíneo ou condições de saúde, é preciso levar os comprovantes correspondentes.

No dia e horário marcados, o solicitante deve comparecer ao posto de atendimento com os documentos em mãos. Na ocasião, será feita a captura de foto, impressões digitais e conferência dos dados.

O prazo para a nova identidade ficar pronta varia de acordo com o estado, mas, em geral, leva entre 7 e 20 dias. A retirada do novo RG pode ser feita presencialmente ou, em alguns casos, o cidadão recebe um aviso pelo aplicativo gov.br para acessar a versão digital.