A Warner Bros. Discovery anunciou nesta quarta-feira (12) seu novo serviço de streaming reformulado, o “Max”, que reunirá os conteúdos do HBO Max e Discovery Plus. A plataforma será lançada nos EUA em 23 de maio, mas ainda não há previsão de estreia no Brasil.

O anúncio foi realizado pelo CEO da empresa, David Zaslav, em coletiva de imprensa. “Estamos entusiasmados com o fato de que vamos pegar todo o conteúdo do Discovery e colocá-lo junto com o conteúdo do HBO Max em uma plataforma muito melhor”, disse o executivo. A medida é vista como uma tentativa de atrair mais clientes, no momento em que serviços de streaming encaram uma desaceleração de usuários após explodirem durante a pandemia.

+ Warner Bros. Discovery fundirá serviços de streaming HBO Max e Discovery+

+ Warner Bros Discovery processa Paramount por direitos de transmissão de ‘South Park’

Durante o evento, o chefe de streaming da Warner Bros. Discovery, Jean-Briac Perrette, explicou a importância de remover o nome “HBO”. “Esta nova marca sinaliza uma mudança importante de dois produtos mais restritos, HBO Max e Discovery+, para nossa oferta de conteúdo e proposta de consumo mais ampla. Embora cada produto ofereça algo para algumas pessoas, Max terá uma ampla gama de opções de qualidade para todos”, disse Jean-Briac Perrette, chefe de streaming da Warner Bros. Discovery.

Estratégia de mercado

O novo serviço será um teste para Zaslav, que pretende criar um dos principais serviços de streaming do mundo reunindo uma coleção de conteúdos distintos em uma só plataforma. A oportunidade de capitalizar melhor a revolução do streaming de vídeos foi uma das justificativas para a fusão da Discovery com a WarnerMedia em 2022.

Em abril de 2022, entretanto, o entusiasmo do mercado pelos serviços de streaming começou a diminuir diante da primeira perda de assinantes em mais de uma década da Netflix. Os investidores passaram então a priorizar os lucros em sobreposição aos ganhos de assinantes, inaugurando uma nova frugalidade em Hollywood.

Zaslav, porém, repudiou a estratégia de seu antecessor, executada durante a pandemia, de lançar novos filmes nos cinemas e no streaming, simultaneamente, via HBO Max. Em vez disso, os filmes da Warner Bros serão lançados nos cinemas e receberão os lucros da bilheteria antes de serem disponibilizados no novo serviço de streaming.

Assinaturas

Nos EUA, a plataforma terá três planos diferentes: Max Ad-Lite (US$ 9,99 por mês, com acesso simultâneo em dois dispositivos, porém sem a possibilidade de fazer download para assistir offline), Max Ad Free (US$15,99 mensais, com acesso simultâneo em dois dispositivo e permitindo até 30 downloads) e Max Ultimate Ad Free (US$19,99, possibilitando o uso de quatro dispositivos simultaneamente, resolução 4K Ultra HD, qualidade de som Dolby Atmos e 100 downloads).