Desde 1995, o empresário paulistano Henri Stad vem transformando o grupo Vanguard Confecções e Importações (VCI) em um dos protagonistas do mercado de moda masculina e feminina, especialmente em São Paulo, sua principal base de operações. Conseguiu isso graças à criação de grifes que cobrem os principais nichos de mercado, como a Aramis, especializada em trajes sociais, a Highstil, de jeans e maior fabricante de camisas polo do País, além da HRC, de roupas mais casuais e que ganhou projeção nacional nos sets de gravação das novelas da TV Globo. A maior tacada do empresário, no entanto, aconteceu no início deste mês. 

 

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Stad vendeu por cerca de R$ 120 milhões uma fatia de 48% da Aramis para oa fundo 2bCapital, controlado pelos bancos Espírito Santo e Bradesco. De acordo com analistas de mercado, o fundo avaliou a empresa em R$ 210 milhões, ou dez vezes o Ebitda obtido pela Aramis no balanço do ano passado. Para 2013, a expectativa é de que a Aramis, principal grife do portfólio da VCI, atinja um faturamento de R$ 220 milhões e uma margem Ebitda de 18%. O negócio foi intermediado pela Target Advisor, de São Paulo, uma das mais ativas consultorias de fusões e aquisições na área de moda. 

 

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Presença Vip: a rede criada por Henri Stad é uma das estrelas do grupo VCI, que inclui

ainda a HRC, que veste executivos e atores globais

 

Com esse reforço de caixa, a Aramis pode aumentar sua musculatura para competir em um setor extremamente pulverizado como o de moda. Procurados, nenhum executivo do 2bCapital ou integrante da família Stad quis dar entrevista, alegando que a transação possui cláusulas de confidencialidade. Para preparar a empresa para a venda, Stad cumpriu o ritual clássico. Contratou uma auditoria para avaliar as contas, saiu do dia a dia do negócio, passando o posto de CEO para o filho Richard Stad, e recrutou executivos para cargos-chave, como a diretoria de finanças, comandada por Célio Falcari. 

 

?Trata-se de um diferencial nesse segmento?, afirma o consultor Douglas Carvalho Jr., sócio-diretor da Target. O estilo de gestão dos Stad e o trabalho de construção da marca Aramis foram os fatores que mais impressionaram os estrategistas do fundo. Isso fica claro no prêmio, estimado em R$ 20 milhões, pago pelo 2bCapital. Os valores ganham um contorno ainda mais relevante pelo fato de a Aramis se tratar de uma rede de apenas 35 lojas. ?A empresa é bem estruturada e se diferencia das concorrentes pela qualidade da gestão?, diz Carvalho Jr.

 

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