09/04/2023 - 16:11
O banco digital Nubank detalhou esta semana os novos recursos de segurança que foram incorporados ao seu aplicativo para deixar o usuário mais tranquilo em relação a golpes, furtos, roubos e outros riscos. A empresa chamou o conjunto de novos recursos de ‘Pack de Proteção’.
“O Pack de Proteção nada mais é do que um grupo de defesas do aplicativo para deixá-lo mais seguro. Todo cliente Nu já tem essas defesas trabalhando o tempo todo a seu favor – a única que precisa ser ativada voluntariamente é o Modo Rua”, afirma o Nubank em nota.
+ Itaú lidera ranking de marcas mais valiosas do país; Nubank estreia na 7ª posição
O banco digital detalha que as principais ferramentas são três:
- Modo Rua;
- Defesas Inteligentes;
- Alerta de Golpe.
Modo Rua
Trata-se de uma ferramenta que funciona como uma camada extra de segurança para a conta dos usuários, possibilitando limitar transações de Pix, TED ou boletos sempre que ele estiver fora de uma rede wi-fi segura. Para usá-lo, é necessário cadastrar quais são essas redes seguras, como a da sua casa ou trabalho, para que o app limite os recursos apenas fora delas.
Segundo o banco, esse recurso ajuda na proteção da conta caso o celular de um cliente caia em mãos desconhecidas.
Em caso de necessidade de fazer uma transação limitada em uma situação de emergência, o app solicita apenas que o usuário passe por um processo de reconhecimento facial.
Veja como usar o Modo Rua no vídeo a seguir:
Defesas Inteligentes
A segunda ferramenta, de defesas inteligentes, foi criada a partir de modelos preditivos de inteligência artificial que extraem padrões de dados que indicam comportamentos atípicos para perfis de usuários. Quando um padrão é quebrado, portanto, ele pode se antecipar e bloquear a operação.
Alerta de Golpe
A última delas tem um nome autoexplicativo, servindo para alertar os clientes caso ele tente fazer uma transação com alguém já denunciado como suspeito para a instituição financeira. O alerta tem como base o banco de dados do Banco Central e do próprio Nubank.
A ferramenta sinaliza o cliente com um pop-up no app antes da transação ser efetivada, seja ela Pix, TED ou pagamento de boleto, questionando se deseja prosseguir ou não com a transação caso o dono de uma conta seja citado como suspeito.