O Nubank anunciou nesta terça-feira, 5, que vai oferecer o dólar digital (USDC) como uma das opções de moedas virtuais comercializadas em seu aplicativo. A novidade chegará de forma escalonada para os clientes. 

O lançamento foi anunciado no Workshop sobre criptomoedas realizado na sede da instituição em São Paulo (SP). Para o líder da área de cripto do banco, Thomaz Fortes, a inclusão do USDC da Circle no portfólio resolve uma necessidade antiga dos clientes. 

+ Nubank leva ‘Caixinhas’ a clientes PJ e redesenha aplicativo voltado ao segmento

“A integração do USDC ao Nubank Cripto abre grandes oportunidades não apenas para o cliente interessado em ter este dólar digital em sua carteira. A partir desta oferta, passamos a estudar possibilidades futuras de integração do nosso serviço com outros disponíveis em nosso app”, afirmou.

O ativo se trata de uma stablecoin, ou seja, uma moeda virtual que tem lastro em um ativo do mercado tradicional, nesse caso o dólar norte-americano. “Continuamos a presenciar uma forte demanda em toda a América Latina pelo acesso ao dólar digital, especialmente no Brasil, que tem se destacado como uma força motriz para o uso e adoção de criptomoedas na região”, comenta Jeremy Allaire, CEO e co-fundador da Circle.

Durante a apresentação foram mostrados os resultados da fintech na área dos criptos: em 2022 foram mais de R$ 1.5 bilhão de movimentação dos ativos digitais entre retiradas e depósitos. A plataforma de cripto do Nubank conta com mais de 1.6 milhão de usuários ativos. 

Companhia implementa sistema de roteamento inteligente para redução de custo na transação

Outra novidade anunciada é a parceria com a Talos, sistema de negociação de ativos digitais, para oferecer um serviço de roteamento de liquidez desses ativos, que vai fazer com que o custo da transação seja reduzido e que o cliente sempre consiga o melhor valor na hora de negociar seus valores. 

Com a novidade, a instituição terá a capacidade de buscar liquidez de provedores locais em pares nativos do Real brasileiro, bem como de parceiros globais para pares em dólares americanos.

Transferência on-chain será lançada em 2024

Uma outra novidade muito aguardada pelos clientes que vai sair do papel é a possibilidade de transferência de valores entre as carteiras virtuais do cliente. Ainda sem muitos detalhes, a área de cripto do Nubank afirmou que a tecnologia estará pronta no primeiro trimestre de 2024.