11/12/2024 - 16:41
O Nubank esclareceu nesta quarta-feira, 11, sobre matéria divulgada na terça-feira, 10, que o Pix com uso de inteligência artificial generativa tem duas frentes: através do aplicativo, está disponível para toda a base de clientes, enquanto no WhatsApp, ainda está em testes.
Conforme a matéria divulgada na terça-feira pelo Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado), o Nubank terá duas modalidades de uso de inteligência artificial generativa nas operações de Pix. A tecnologia está disponível no aplicativo e também chegará a todos os clientes através do WhatsApp da fintech, e é capaz de fazer transferências a partir de comandos de texto, imagem e áudio.
Isto significa que o cliente pode fazer um Pix mandando uma mensagem curta, uma imagem com o nome do destinatário e o valor, ou então um áudio. No futuro, a funcionalidade deve incluir conexões com o parcelamento de Pix.
De acordo com o Nubank, a funcionalidade reduz em até 60% o tempo necessário para fazer as transações. No WhatsApp, 2 milhões de clientes estão fazendo testes desde outubro deste ano. No aplicativo, a modalidade já está disponível para toda a base de clientes.
As operações através do aplicativo de mensagens dispensam a abertura do aplicativo da fintech depois que o cliente faz a ativação. Até aqui, o valor das transações está limitado a R$ 800, com máximo diário de R$ 2.400 ou então igual ao limite de Pix do cliente, caso este seja menor.
Para garantir a segurança das operações, a fintech solicitará que o cliente digite um PIN de quatro dígitos para realizá-las. Além disso, através de tecnologia, conseguirá prever operações que fogem ao padrão do cliente, para evitar ataques e fraudes.