21/02/2025 - 8:37
Por Leika Kihara
TÓQUIO (Reuters) – O núcleo da inflação ao consumidor do Japão atingiu 3,2% em janeiro na base anual, registrando o ritmo mais rápido em 19 meses, segundo dados divulgados nesta sexta-feira, reforçando as expectativas de que o banco central continuará aumentando a taxa de juros de níveis ainda considerados baixos.
Os rendimentos dos títulos subiram com os dados, já que os mercados consideram a possibilidade de que o Banco do Japão aumentará os juros de forma mais agressiva do que o inicialmente pensado, à medida que a pressão inflacionária aumenta.
O aumento anual do núcleo do índice de preços ao consumidor, que exclui os preços de alimentos frescos, ficou um pouco acima da previsão do mercado para um ganho de 3,1%, após alta de 3,0% em dezembro.
“Embora a inflação de serviços não esteja acelerando tanto, a inflação de bens também não está desacelerando”, disse Ryosuke Katagi, economista da Mizuho Securities.
“O Banco do Japão provavelmente verá espaço para aumentar a taxa de juros com a visão de que as condições de preços estão em linha com sua previsão.”
Um índice separado que exclui os custos de alimentos frescos e combustível, que é observado de perto pelo banco central como um indicador melhor da inflação impulsionada pela demanda, aumentou 2,5% em janeiro na base anual, mostraram os dados.
Esse foi o ritmo anual mais rápido desde março de 2024, quando o índice subiu 2,9%.