24/08/2012 - 21:00
Filmes
A inserção de produtos nas películas cinematográficas, como parte da estratégia de divulgação de marcas, está adquirindo musculatura no Brasil. Um exemplo disso é o De Pernas pro Ar 2, continuação da franquia nacional de maior bilheteria do ano passado, com previsão de lançamento em dezembro. Sua protagonista, a atriz Ingrid Guimarães, será vista interagindo com produtos da americana Procter & Gamble e assistindo a filmes no canal por assinatura Telecine, da Globosat. As ações foram negociadas pela produtora e distribuidora carioca Downtown Filmes, que criou uma área para explorar esse tipo de publicidade, com previsão de arrecadar R$ 15 milhões em dois anos.
Bebida
Sol, mar e vodca gelada
A vodca de luxo Grey Goose, da Bacardi, passa a anunciar em cinemas e canais por assinatura de filmes, com uma propaganda produzida pela agência Radicalmedia, de Nova York, e adaptada para o Brasil pela Router. Chamada Oyster e filmada em preto e branco, ela mostra um grupo de amigos em um veleiro levando um estilo de vida sofisticado.
Campanha
O multitarefa de Hollywood
O ator James Franco, de 127 Horas, é o novo garoto-propaganda da Samsung. Para mostrar que o tablet Galaxy Note foi feito para as pessoas capazes de executar diversas tarefas ao mesmo tempo, Franco dirige e atua na propaganda do produto, ao mesmo tempo que frita um ovo e escolhe presente para amigos.
Esporte
Santos e Pepsi: pode ser?
O Santos Futebol Clube e a Pepsico iniciaram conversas para o patrocínio do time do craque Neymar. A aproximação aconteceu durante evento do grupo Lide, do empresário João Doria Jr., realizado no Guarujá, no começo da segunda quinzena do mês. “A história deles é igual à nossa: não temos a maior torcida, somos ousados na comunicação e o nosso público é jovem”, afirmou Luis Álvaro de Oliveira Ribeiro, presidente do Santos.
Concorrência
O Conar vem aí
A Natura acusou a rival Jequiti, do Grupo Silvio Santos, de copiar uma de suas linhas de produtos. O Conar, órgão que autorregula o setor de publicidade, acatou a denúncia e recomendou a suspensão de propaganda da linha Comix, lançada neste ano, e que guarda similaridades com a Natura Humor. Ambas possuem desenhos cômicos em suas embalagens. A Jequiti informou que apresentará recurso dentro do prazo legal.
Bate-papo
Alexandre Raposo, presidente da rede Record
O executivo fala à DINHEIRO sobre a cobertura da Olimpíada de Londres e as notícias divulgadas sobre o interesse da Record em comprar os jornais do grupo português Ongoing no Brasil:
Qual foi o balanço da transmissão exclusiva em canais abertos pela Record da Olimpíada?
Colocamos no ar 170 horas de cobertura. E chegamos à liderança em vários momentos. Na final de futebol, entre Brasil e México, atingimos o pico de três vezes mais audiência do que a Globo. Apenas em um dos jogos da seleção não estivemos na liderança.
A Olimpíada do Rio será compartilhada entre Record, Globo e Bandeirantes. E quanto a 2020? O preço dos direitos será inflacionado?
Agora que existe concorrência vai ficar mais caro mesmo. Essa competição é saudável. E é importante mostrar ao mercado que é possível fazer grandes eventos fora da Globo.
Existem negociações para comprar as publicações do grupo Ongoing? Chegou a ser publicado que a Record já havia adquirido o jornal O Dia.
São apenas boatos. Não temos interesse. Não é o nosso foco ter jornal. Estamos investindo em internet, com o R7, para disputarmos a liderança em três anos.