A “Era dos Shoppings” nos Estados Unidos pode estar com os dias contados, segundo dados apresentados pelo presidente da consultoria de varejo SiteWorks, Nick Egelanian. Se na década de 1980, o país possuía cerca de 2,5 mil unidades em funcionamento, hoje apenas 700 estão abertos. Segundo ele, a tendência é que esse número diminua para até 150 em dez anos.

+Vendas dos shoppings em 2023 batem recorde, mas ficam abaixo do previsto, diz Abrasce

O escritor e fotógrafo Matthew Christopher tem registrado esses fechamentos por meio de suas lentes. Ele explora locais abandonados ao redor do mundo para fotografar e teve os shoppings fechados nos Estados Unidos como um dos focos de seus registros.

“Quando as compras online cresceram, esfaquearam uma vítima que já estava sangrando. A pandemia e a inflação também não melhoraram a situação”, escreveu Chritopher sobre essa tendência, em artigo para o portal Atlas Obscura.

Christopher resgatou que o primeiro shopping suburbano fechado foi o Southdale Shopping Center, em Edina, no estado de Minnesota. Essa unidade foi construída em 1956 e era um sucesso na região.

Com a expansão de centros comerciais na década de 1990, já se via uma ‘disputa’ maior por clientes, fazendo com que algumas unidades perdessem a força e acabassem encerrando suas atividades. Já nos anos 2000, shoppings do tipo acabaram ‘saindo de moda’, sendo ofuscados por grandes varejistas como o Walmart.

Outro espaço abandonado registrado pelo fotógrafo foi o Randall Park Mall, em North Randall, Ohio. Segundo Christopher, o shopping foi um dia o maior centro comercial do mundo, mas foi demolido por um Centro de Fulfilment Amazon. “O que correu mal? A resposta é mais complicada do que possas pensar”, comentou em post no Instagram. Veja abaixo:

Instagram will load in the frontend.

Ainda assim, há unidades que se reinventam e continuam se destacando, segundo Christopher. Alguns deles, por exemplo, passaram a expandir seus negócios para hotelaria e centros comunitários, comerciais e outros tipos de serviços.

Esse novo cenário, as vendas e o tráfego de pedestres em shoppings nos Estados Unidos aumentaram cerca de 10% em 2022, segundo estudo da Coresight Research.

Mesmo assim, na avaliação do fotógrafo, não há apostas seguras e os campeões do mercado de hoje poderão ser enterrados na poeira e nas sombras amanhã”, avalia o estudioso na área.

“A ‘Era dos Shoppings’ como a conhecíamos acabou e muito provavelmente nunca mais se repetirá”, complementa.