As vagas na modalidade home office representaram menos de 4% do total de oportunidades de emprego no mês de junho. O levantamento foi realizado pela Cortex. 

De acordo com a pesquisa, entre as 800 mil vagas monitoradas, apenas 30,8 mil apresentavam o termo home office na descrição. Isso representa 3,7% do total e é o menor índice desde julho de 2022. 

+Lula cancela jantar com príncipe saudita acusado de ordenar assassinato de jornalista

O setor de serviços concentra 31,3% das vagas remotas, somando mais de 9 mil oportunidades. As atividades desenvolvidas nesse segmento contemplam desde agências de viagens até ensino e treinamento, por exemplo. Em seguida, estão tecnologia da informação, com 7.969, e varejo, com 4.141.

Veja os ramos que mais concentram as vagas home office:

  1. Desenvolvimento de programas de computador sob encomenda;
  2. Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial;
  3. Consultoria em tecnologia da informação;
  4. Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis;
  5. Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica;

As cidades que mais têm vagas home office abertas são: São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte e Porto Alegre.   

“Algumas pesquisas apontam o trabalho remoto como modelo preferido entre muitos colaboradores, além disso, ele possibilita a busca por profissionais especializados por todo o país. Entretanto, algumas empresas podem não se sentir seguras em garantir esse modelo como formato definitivo de trabalho, por isso optam por não colocar na descrição das vagas”, explicou Paulo Leitner, diretor de people da Cortex.