28/02/2025 - 13:27
As indicações em três categorias do Oscar são apenas uma das várias conquistas internacionais alcançadas pelo filme “Ainda Estou Aqui”. A obra dirigida por Walter Salles foi exibida em 762 salas de cinema nos Estados Unidos no final de semana dos dias 21 e 23, depois de alcançar 704 salas na semana anterior. Segundo a produção, já é a o maior circuito da história de um filme brasileiro no país.
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A plataforma Box Office Mojo estima a arrecadação do filme em US$ $27,4 milhões internacionalmente. Caso esteja correto, o valor já se aproxima dos US$ 30,6 milhões registrados por Cidade de Deus, o filme brasileiro com maior bilheteria na história segundo o Guiness World Records.
No Brasil, o filme também é um fenômeno. Quase quatro meses após o seu lançamento, “Ainda Estou Aqui” segue em exibição em 261 das mais de 3 mil salas do país, segundo dados da Ancine (Agência Nacional do Cinema). Sua bilheteria no país já é a 5ª maior arrecadação financeira e o 7º maior público, com mais de 5 milhões de ingressos vendidos e R$ 104,7 milhões acumulados.
O caminho rumo às conquistas
A concepção do filme teve início em 2015, quando Walter Salles leu o livro homônimo que inspirou o longa-metragem. Lançada em 2014 pelo autor Marcelo Rubens Paiva, a obra literária narra as provações enfrentadas pela mãe do escritor, Eunice Paiva, após o assassinato do pai de Marcelo, o ex-deputado federal Rubens Paiva, por agentes da Ditadura Militar em 1971.
Amigo de Marcelo e de sua família, Salles dedicou-se a fazer uma recomposição o mais fiel possível dos ambientes da época. Uma casa no bairro da Urca, no Rio de Janeiro, foi caracterizada para ficar parecida com a antiga residência dos Paiva. O imóvel encontra-se à venda atualmente por R$ 14 milhões.
Para as filmagens externas, foram utilizados carros da década de 1970. A produção informou a locação de 25 veículos protagonistas e 374 veículos “figurantes” ao longo de 399 diárias nos bairros da Urca, Gamboa, Glória, Centro, Ilha do Governador (Aeroporto), Cosme Velho, São Cristóvão, Engenho de Dentro, Jardim Botânico e Leblon. Houve ainda filmagens em Londres, na Inglaterra, e em São Paulo (SP).
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Os fugurinos foram comprados sobretudo de brechós no Rio e em São Paulo. “Mas quando aparecia uma demanda específica de reprodução (por exemplo, o uniforme das crianças ) as peças eram confeccionadas”, explica a figurinista Claudia Kopke.
As filmagens demoraram quatro meses e meio, com encerramento em 8 de dezembro de 2023. O filme seguiu então para cinco meses de pós-produção na França, e retornou ao Brasil para finalização dos efeitos.
Quanto custou ‘Ainda Estou Aqui’?
O orçamento do filme permanece sob sigilo devido a questões contratuais com seus patrocionadores — seu financiamento ocorreu sem nenhuma verba pública. Alguns veículos de imprensa noticiaram que o custo de produção seria de US$ 1,5 milhão, cerca de R$ 8 milhões. O produtor Rodrigo Teixeira no entanto desmentiu essa informação.
“O filme não custou 1,5 milhão de dólares. Não é verdade. Não custou Duna não custou Wicked obviamente”, disse Teixeira. “Duna 2” e “Wicked” contaram com as produções mais caras desta temporada do Oscar, com orçamentos de R$ 190 milhões e R$ 150 milhões, segundo a revista Variety.
Fontes do setor cinematográfico ouvidas pela IstoÉ Dinheiro estimam que a produção de “Ainda Estou Aqui” custou entre R$ 40 milhões e R$ 50 milhões.
O filme tampouco informa custos de marketing que, segundo a produtora Maria Carlota Fernandes Bruno, ficou a cargo das distribuidoras locais. Tampouco houve um orçamento para a chamada “campanha do Oscar” que, segundo a produtora, consiste apenas em fazer com que o filme seja visto.
“Acho que isso abre um precedente para que a nossa cinematografia seja difundida cada vez mais para o público internacional e que oxigene cada vez mais nosso cinema”, disse Fernandes Bruno.
Os números principais
- US$ $27,4 milhões em bilheteria internacionalmente
- R$ 104,7 milhões em bilheteria no Brasil
- 5 milhões de ingressos vendidos no Brasil
- 762 salas de cinema nos Estados Unidos em um único final de semana
- Orçamento estimado entre R$ 40 milhões e R$ 50 milhões
- 4 meses e meio de filmagens
- 5 meses de pós-produção