As indicações em três categorias do Oscar são apenas uma das várias conquistas internacionais alcançadas pelo filme “Ainda Estou Aqui”. A obra dirigida por Walter Salles foi exibida em 762 salas de cinema nos Estados Unidos no final de semana dos dias 21 e 23, depois de alcançar 704 salas na semana anterior. Segundo a produção, já é a o maior circuito da história de um filme brasileiro no país.

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A plataforma Box Office Mojo estima a arrecadação do filme em US$ $27,4 milhões internacionalmente. Caso esteja correto, o valor já se aproxima dos US$ 30,6 milhões registrados por Cidade de Deus, o filme brasileiro com maior bilheteria na história segundo o Guiness World Records.

No Brasil, o filme também é um fenômeno. Quase quatro meses após o seu lançamento, “Ainda Estou Aqui” segue em exibição em 261 das mais de 3 mil salas do país, segundo dados da Ancine (Agência Nacional do Cinema). Sua bilheteria no país já é a 5ª maior arrecadação financeira e o 7º maior público, com mais de 5 milhões de ingressos vendidos e R$ 104,7 milhões acumulados.

O caminho rumo às conquistas

A concepção do filme teve início em 2015, quando Walter Salles leu o livro homônimo que inspirou o longa-metragem. Lançada em 2014 pelo autor Marcelo Rubens Paiva, a obra literária narra as provações enfrentadas pela mãe do escritor, Eunice Paiva, após o assassinato do pai de Marcelo, o ex-deputado federal Rubens Paiva, por agentes da Ditadura Militar em 1971.

Amigo de Marcelo e de sua família, Salles dedicou-se a fazer uma recomposição o mais fiel possível dos ambientes da época. Uma casa no bairro da Urca, no Rio de Janeiro, foi caracterizada para ficar parecida com a antiga residência dos Paiva. O imóvel encontra-se à venda atualmente por R$ 14 milhões.

Para as filmagens externas, foram utilizados carros da década de 1970. A produção informou a locação de 25 veículos protagonistas e 374 veículos “figurantes” ao longo de 399 diárias nos bairros da Urca, Gamboa, Glória, Centro, Ilha do Governador (Aeroporto), Cosme Velho, São Cristóvão, Engenho de Dentro, Jardim Botânico e Leblon. Houve ainda filmagens em Londres, na Inglaterra, e em São Paulo (SP).

Em uma praia do Rio de Janeiro, pessoas vestem roupas de banho antigas. Na rua atrás da faixa de areia, vemos carros antigos eum enorme veículo do exército em destaque
Cenas exteriores mostram ambientação de época para o filme (Crédito:Reprodução/YouTube)

Os fugurinos foram comprados sobretudo de brechós no Rio e em São Paulo. “Mas quando aparecia uma demanda específica de reprodução (por exemplo, o uniforme das crianças ) as peças eram confeccionadas”, explica a figurinista Claudia Kopke.

As filmagens demoraram quatro meses e meio, com encerramento em 8 de dezembro de 2023. O filme seguiu então para cinco meses de pós-produção na França, e retornou ao Brasil para finalização dos efeitos.

Quanto custou ‘Ainda Estou Aqui’?

O orçamento do filme permanece sob sigilo devido a questões contratuais com seus patrocionadores — seu financiamento ocorreu sem nenhuma verba pública. Alguns veículos de imprensa noticiaram que o custo de produção seria de US$ 1,5 milhão, cerca de R$ 8 milhões. O produtor Rodrigo Teixeira no entanto desmentiu essa informação.

“O filme não custou 1,5 milhão de dólares. Não é verdade. Não custou Duna não custou Wicked obviamente”, disse Teixeira. “Duna 2” e “Wicked” contaram com as produções mais caras desta temporada do Oscar, com orçamentos de R$ 190 milhões e R$ 150 milhões, segundo a revista Variety.

Fontes do setor cinematográfico ouvidas pela IstoÉ Dinheiro estimam que a produção de “Ainda Estou Aqui” custou entre R$ 40 milhões e R$ 50 milhões.

O filme tampouco informa custos de marketing que, segundo a produtora Maria Carlota Fernandes Bruno, ficou a cargo das distribuidoras locais. Tampouco houve um orçamento para a chamada “campanha do Oscar” que, segundo a produtora, consiste apenas em fazer com que o filme seja visto.

“Acho que isso abre um precedente para que a nossa cinematografia seja difundida cada vez mais para o público internacional e que oxigene cada vez mais nosso cinema”, disse Fernandes Bruno.

Os números principais

  • US$ $27,4 milhões em bilheteria internacionalmente
  • R$ 104,7 milhões em bilheteria no Brasil
  • 5 milhões de ingressos vendidos no Brasil
  • 762 salas de cinema nos Estados Unidos em um único final de semana
  • Orçamento estimado entre R$ 40 milhões e R$ 50 milhões
  • 4 meses e meio de filmagens
  • 5 meses de pós-produção