Os preços do ouro subiram nesta sexta-feira, 21, fechando em seu nível mais alto em sete semanas, com alguns investidores tentando se proteger da turbulência dos mercados de ações e moedas globais.

Na Comex, a divisão de metais da New York Mercantile Exchange (Nymex), o ouro para dezembro avançou US$ 6,40 (0,55%), para US$ 1.159,60 a onça-troy. Acompanhando os contratos mais negociados, o preço subiu 4,21% na semana, registrando seu maior ganho semanal desde janeiro.

O preço do ouro subiu nos últimos dias em decorrência das preocupações em relação à desaceleração da economia da China. Alguns investidores apostam que a situação do país asiático pode forçar o Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos) a adiar o aumento na taxa de juros. A autoridade monetária sinalizou que vai elevar o custo dos empréstimos ainda este ano.

“Há alguns problemas no mundo, e nós vamos esperar até que eles se resolvam”, disse o Peter Hug, diretor de comércio de metais no Kitco Metals Inc. “Eu estou disposto a apostar que o Fed não tomará nenhuma decisão em relação ao aumento de juros até setembro”, completou. Fonte: Dow Jones Newswires.