18/08/2010 - 21:00
Depois de duas décadas, o seu grupo de mídia, o News Corp., irá se desfazer de seus negócios por lá. A companhia passou o controle de três canais de tevê e um catálogo de filmes a um fundo de participação chinês, que atua em empresas controladas por capital estatal. A partir de agora, os canais Xing Kong International e Canal China Continental serão do fundo China Media Capital.
Internet
Dinheiro? Ache nas redes sociais
Os brasileiros encontraram mais uma função para as redes sociais na internet. A empresa Fairplace desenvolveu uma comunidade de empréstimos que se tornou a primeira na América Latina a oferecer empréstimos diretamente entre pessoas, sem vínculo com bancos ou financeiras. Eldes Mattiuzzo, diretor da Fairplace e idealizador do conceito no Brasil, aposta que o modelo de crédito “peer-to-peer lending” logo será um sucesso no País. Os bancos que se cuidem.
Televisão
Universo digital
A consolidação da tevê digital no País já movimenta a economia. Nesta semana, iniciou as operações no Brasil a Siano Mobile Silicon, maior fabricante de chips do mundo. Por que o Brasil? Segundo o CEO Alon Ironi, o País é o terceiro em publicidade na tevê e um dos maiores em celulares.
Marketing
Havaianas no Mini Cooper
Qual a relação entre chinelo e carro de luxo? Os diretores de marketing da Mini Cooper, marca do grupo BMW, e os da sandália Havaianas acham que tem tudo a ver. As duas empresas se uniram em uma inédita ação em Salvador, na Bahia. Durante a semana seguinte à prova da Stock Car, que ocorre no dia 15, vários Mini Cooper com tetos personalizados com Havaianas desfilarão pela cidade.
Bancos
A Copa já começou
Para o Itaú, patrocinador da Copa de 2014 e da Seleção, a Copa do Mundo no Brasil já começou. O banco lançou uma ação especial nas ruas de Nova York, nos dias seguintes ao jogo entre Brasil e EUA, realizado em 10 de agosto. Os distribuidores do jornal gratuito Metro, que traz anúncio do banco, estarão uniformizados em Manhattan, sobretudo em Wall Street.
Futebol
Corinthians por assinatura
O Corinthians será o primeiro clube brasileiro a ter um canal de televisão. O pontapé inicial das transmissões, em princípio por assinatura, será dado nas próximas semanas. A iniciativa surgiu de uma ideia do empresário corintiano Carlos Carreiras, presidente da Rede TV+, que aposta na audiência dos cerca de 30 milhões de torcedores da Fiel. O canal terá imagens dos bastidores do Timão, treinos e eventos.
Bate-papo
Sergio Valente, CEO da agência DM9DDB
A publicidade brasileira está bem. Até quando?
O ano de 2010 deve ser o pior dos seis melhores anos da história do Brasil. Ou seja, até 2016, ano dos Jogos Olímpicos, haverá um boom de eventos, ações de marketing e criações publicitárias como nunca vimos. Mesmo para as companhias brasileiras que estão se internacionalizando cada vez mais, como a Sadia e o Itaú, o grande mercado para todas essas empresas é o Brasil.
A DM9 faz parte de um grupo internacional, o DDB. A importância da agência mudou dentro do grupo?
Com certeza. Temos uma dupla vantagem. Fazemos parte do Grupo DDB, um dos maiores do mundo e que nos dá uma visão internacional dos negócios. Além disso, fazemos parte também do Grupo ABC, que nos garante uma completa visão nacional do mercado. Hoje, mais de 50% do faturamento do Grupo DDB na América Latina vem do Brasil.
O Brasil caminha para ser um grande mercado?
Estamos crescendo muito. Mas ainda estamos distantes dos maiores mercados. O PIB publicitário americano é 30 vezes maior que o do Brasil. Mas estamos caminhando de forma consistente, movidos pelo desejo de sermos melhores e maiores.