Você pagaria mais de R$ 40 mil por mês para viver de aluguel em uma casa ou apartamento de alto padrão? A cifra parece extravagante demais, mas é o valor desembolsado por muitos empresários e executivos – com freqüência bancados por suas empresas – em contratos em aluguel em São Paulo e no Rio de Janeiro. “Não é apenas uma locação de imóvel de luxo, mas uma proposta de experiência diferenciada e de tratamento personalizado ao hóspede estrangeiro no Brasil”, afirma Liliana Ferrarese, sócia-diretora da Sampa Housing, empresa com sede na capital paulista, especializada no mercado premium.

“A ideia é ajudar ao máximo na adaptação”, diz a executiva, destacando os serviços como recepção com um concierge em vários idiomas, um kit de boas-vindas, além da disponibilização de profissionais de limpeza do imóvel e lavanderia. Atualmente, há 400 imóveis no portfólio da imobiliária. Até o final deste ano, com a ampliação da carteira no Rio, sua oferta dobrará. Segundo Liliana, a despeito da recessão que atinge a economia brasileira, esse mercado se mantém pujante. A procura por imóveis super caros, como o duplex de 210m² com aluguel de R$ 41 mil mensais nos Jardins, em São Paulo,continua em alta.

Os mais cobiçados estão localizados em bairros nas regiões da Vila Nova Conceição, Avenida Paulista e Alphaville. A justificativa é a alta concentração de serviços como escolas, supermercados e shoppings. “Há também aqueles que têm dificuldades para se adaptar, como indianos e orientais, e preferem se instalar em um apartamento para ter uma cozinha e fazer a própria comida”, afirma Liliana. A decoração é uma peça-chave na estratégia para convencer potenciais clientes a pagar um aluguel equivalente a um carro popular por mês. A grande maioria dos imóveis é decorada com mobílias assinadas por designers renomados e até obras de arte.

Um desses locais foi alugado, no Itaim Bibi, no segundo semestre do ano passado, por R$ 18 mil mensais, por um alto executivo francês, que se mudou com a família para São Paulo para trabalhar por um período predeterminado pela matriz. “Como atendemos multinacionais, com atuação em diferentes Estados, muitas vezes elas pedem que nossos serviços sejam ampliados”, diz Liliana. “Hoje, estamos nos preparando para ampliar nossa atuação para cidades do interior de São Paulo e Manaus, por exemplo.” Fora do País, o serviço de locação de imóveis de luxo é um mercado bastante maduro. Empresas como a Oakwood, de Los Angeles, a Urban Compass, de Nova York, e a One Fine Stay, de Londres, são conhecidas internacionalmente.

No Brasil, o serviço tem crescido na esteira da popularização do site Airbnb e o Alugue Temporada. Ambos, porém, são apenas canais de intermediação, que fazem a ponte entre proprietários e locatários, e os serviços são voltados para turismo de férias. Esse mercado tem tudo para crescer no País, na opinião do professor de turismo e planejamento estratégico da FIA, Célio Placer. “É um serviço bastante conhecido na Europa, já que é uma prática comum as grandes companhias oferecerem esse benefício para executivos que são transferidos para outros países”, afirma Placer. “A cidade de São Paulo tem um grande potencial, principalmente para receber quem vem a trabalho, por ter uma infraestrutura mais desenvolvida”.