19/12/2012 - 21:00
Balanço
Há motivos para uma farta festa de fim de ano na Africa. A agência paulistana do grupo ABC, de Nizan Guanaes, dominou a relação divulgada pelo Google com os vídeos publicitários mais assistidos em 2012 no YouTube. Entre as dez mais vistas do ano, estão cinco produções da Africa. O vídeo “Vai amarelar? Ou vai de Gillette?”, feito para a P&G, ficou em primeiro lugar, uma audiência com mais de 20 milhões de visualizações. A peça mostra o lutador Vitor Belfort (à dir.), de artes marciais mistas (MMA), influenciando a decisão de compra de lâminas de barbear de um consumidor.
Marketing
A arte aos seus pés
A produtora de filmes Conspiração inaugurou na terça-feira 11, em São Paulo, a segunda exposição The Shoe Art Project, com pinturas feitas em tênis por 50 artistas – incluindo criadores de agências de publicidade, como Juliana Constantino, da Agência Click. A iniciativa é realizada em parceria com a marca de cerveja Devassa, da Kirin, e a grife de roupas Reserva, que recebe o evento em suas lojas na capital paulista e no Rio de Janeiro.
Produto
Romance de brinquedo
Os personagens Edward e Bella, da série de filmes da saga Crepúsculo, viraram bonecos nos moldes da Barbie. Criados pela fabricante americana de brinquedos Mattel, os bonecos serão um grande sucesso se atingirem apenas uma fração dos fãs da série, que já foi vista nos cinemas brasileiros por mais de 27 milhões de espectadores.
Agências
Reforço em casa
A agência Loducca terminou a sua temporada de contratação de diretores-gerais com a chegada para a área de atendimento de Fernão Cosi. O executivo vem de uma experiência de 17 anos na AlmapBBDO. Outros três diretores foram contratados nas últimas semanas.
Propaganda
Campeões da rede
Os jogadores de futebol Lionel Messi e de basquete Kobe Bryant precisaram de apenas 24 horas para ultrapassar uma audiência de três milhões de pessoas na internet. Reunidos em uma propaganda da companhia aérea Turkish Airlines, eles tentam impressionar um garoto com as suas habilidades com as bolas e até em fazer castelos de cartas.
Bate-papo
Renata Assis, gerente-geral de comunicação da Panasonic
Com a contratação de uma nova agência de propaganda, a G2, no Brasil, a subsidiária da companhia japonesa de eletroeletrônicos busca chamar a atenção para os seus produtos de linha branca. Renata fala sobre como é divulgar esses produtos:
Que características destacadas em propagandas podem ajudar a diferenciar um eletroeletrônico na cabeça do consumidor?
Estamos trabalhando os conceitos de tecnologia e qualidade, aliadas à sustentabilidade. Para o consumidor, tudo o que é tecnológico é considerado mais caro. Pretendemos mostrar que não é necessariamente assim.
As estratégias podem ser comuns para todo o Brasil?
Existem ações de incentivo de giro de produtos diferentes, de acordo com a região. Uma ação que dá muito certo no Sul do País pode não fazer sentido no Norte.
Toda a comunicação da Panasonic está agora concentrada na G2?
No início deste ano, a G2 venceu a concorrência por nossa conta e está levando a público todo o plano de mídia, com tevê, revistas e mídia externa. Mas a parte de web é feita internamente. É uma estratégia global. É bom trocar informações com o consumidor de forma rápida, o que nos capacita a ter know-how de trabalho na internet.