A cervejaria patrocina desde 2004 a tradicional festa de São João em 30 cidades, de quatro Estados. A novidade para 2011 é a entrada da marca como principal patrocinadora do evento de Campina Grande, na Paraíba, onde dois milhões de pessoas são esperadas ao longo do mês de junho. Guilherme Moraes, diretor de cervejas da Schincariol, não revela os valores investidos, mas diz que as festas juninas no Nordeste representam o segundo maior investimento da empresa – só perde para o Carnaval – e deve levar 40% do total a ser aplicado neste ano em marketing. As ações da Nova Schin no São João nordestino incluem campanha de mídia, nacional e regional, e promoções em pontos de venda, distribuição de brindes e decoração especial em bares e supermercados. 

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Rádio e tevê

 

Um giro pelos negócios

 

O programa Giro Business, apresentado por Sergio Waib, está completando quatro anos no ar com bons motivos para comemorar. O boletim, de três minutos de duração, que vai ao ar pela BandNews (rádio e tevê), já conta com nove patrocinadores: Nestlé, CVC, Sabesp, Redecard, Wizard, Nossa Caixa Desenvolvimento, Intel, SulAmérica e Impacta. Ao longo desse período, nomes como Ivan Zurita, presidente da Nestlé, e David Neeleman, da Azul Linhas Aéreas, passaram pelo programa para falar de economia e negócios.  

 

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Marketing esportivo

 

Arquibancada virtual 

 

Não é por nada não, mas há mais palmeirenses visitando o novo site da Arena Palestra do que comparecendo aos jogos do Verdão pelo Campeonato Brasileiro. O site lançado pela WTorre, a construtora responsável pela obra da nova casa do Palmeiras, recebeu mais de 140 mil visitantes únicos em apenas 48 horas no ar. Além de curiosidades do projeto, três câmeras transmitem ao vivo os avanços da empreitada. A ideia agora, diz Rogério Dezembro, diretor da WTorre, é publicar depoimentos de astros palmeirenses. A estreia é com o goleiro Marcos.

 

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Campanha

 

A estréia da Raízen

 

A primeira campanha da Raízen, resultado da fusão entre Shell e Cosan, entrou no ar no dia 1º de junho e fica até o final do mês. A criação é da Lew’LaraTbwa. Segundo Mário Oliveira, vice-presidente de criação da agência, a ação quer comunicar ao público em geral o surgimento da maior empresa de energia do Brasil. Depois dessa primeira fase, diz ele, a comunicação será toda voltada ao setor corporativo como fornecedores, transportadores e rede de distribuição.

 

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Bate papo 

 

A Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap) reuniu publicitários e anunciantes para discutir criatividade. Dalton Pastore fala do seminário que aconteceu na quinta-feira 9, em São Paulo

 

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Dalton Pastore, presidente do conselho diretor da Abap  

 

Como surgiu a ideia de promover o seminário? 

A ideia surgiu de conversas entre José Borgui, Luiz Lara e eu. Parte do princípio de que toda peça publicitária conta uma história. E, se a história for boa e bem contada, vai contribuir para o incentivo de vendas e a valorização de marcas.

 

A cobrança frenética por resultados, por parte dos anunciantes, estaria colocando a criatividade em segundo plano?

Ao contrário. O resultado das empresas nunca dependeu tanto de inovação e de criatividade.  

  

Qual é o impacto das aquisições de agências nacionais pelas multis sobre a publicidade brasileira? 

Não é um fenômeno novo e era previsível porque a economia e muitas marcas se tornaram globais. Os publicitários brasileiros passaram a competir com o mundo todo. O jogo ficou mais complexo e mais excitante.

 

Por que não exportamos mais publicidade? 

Quanto mais marcas globais tivermos, mais exportaremos. Boas marcas brasileiras, bem anunciadas no Exterior serão a mais eficiente vitrine para nossa produção criativa