Se você costuma rolar o feed do TikTok ou do Instagram já deve ter se deparado com os bonequinhos Labubu. Os monstrinhos são pequenas pelúcias coloridas que lembram coelhos e têm os dentes serrilhados. 

O sucesso global é tão grande que nas datas dos lançamentos se formam filas quilométricas em frente às lojas da Pop Mart, fabricante chinesa de brinquedos. Os bonecos de vinil alavancaram os lucros da companhia em 2024, que foi 203% maior do que em 2023, além do aumento de 107% nas vendas no mesmo período.

Segundo a própria empresa, somente as vendas dos bonecos representaram 23% do faturamento total da companhia em 2024. Nas lojas da Pop Mart no Japão, os bonecos custas 2000 ienes (R$ 79 em conversão direta), mas versões raras podem ser encontradas a venda por US$ 1 mil. 

Dos livros infantis ao fenômeno global

Apesar de ter explodido somente em 2024, os Labubu existem desde 2015. Eles foram uma criação do designer chinês Kasing Lung e nasceram originalmente de uma série de livros infantis. Os bonequinhos, que misturam uma estética dark e fofa, fazem parte da série The Monsters, que inclui outros personagens como TyCoco, Zimomo e Pato.

A Pop Mart é uma empresa chinesa fundada em 2010 por Wang Ning, que começou vendendo brinquedos e acessórios em lojas físicas. Mas tudo mudou quando eles entraram no mercado de art toys. Além dos Monsters, a companhia possui licenciamentos de produtos da Disney, Harry Potter e Hello Kitty. Recentemente, foram lançados colabs dos monstrinhos com marcas como Vans e Coca-Cola. 

Um dos motivos do boom do Labubu pode ser explicado pelo hype criado por celebridades e influenciadores digitais nas redes sociais. O sucesso começou quando a cantora Lisa, da banda de K-Pop Black Pink, começou a usar os bonecos como acessórios em suas bolsas em 2024.  Outras artstas como Rihanna e Dua Lipa também já apareceram com o brinquedo como acessório. Outro ponto que gera curiosidade é que alguns dos modelos do brinquedo são vendidos em caixas fechadas, onde o consumidor só descobre qual modelo é após abrir. 

Confusão e lojas fechadas  

No Reino Unido, a Pop Mart teve que pausar as vendas dos brinquedos nas lojas físicas para manter a segurança dos clientes. Vários vídeos foram gravados nas redes sociais com momentos de caos dentro e fora das lojas. A venda online, no entanto, segue normalmente. 

Além das lojas tradicionais, a companhia também conta com diversas vending machines distribuídas pelas cidades em que atua. 

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No Brasil, camelôs oferecem versão ‘Tribufu’

A Pop Mart não vende os monstrinhos diretamente no país, mas já existem alternativas para comprar os bonequinhos ou versões semelhantes. 

Na 25 de março, rua de comércio popular no centro de São Paulo, versões falsificadas do brinquedo estão sendo chamadas pelos brasileiros de “Tribufu” ou “Lafufu”.

“A empresa está presente oficialmente em diversos países, no entanto, no Brasil, a Pop Mart ainda não possui representação ou importador oficial. Os produtos disponíveis atualmente no mercado nacional chegam por meio de importadoras independentes, que compram diretamente da China”, explicou Rodrigo Giraldelli, CEO da China Gate e especialista em importação de produtos da China para o Brasil

Também é possível encontrar opções no AliExpress e na Shopee a partir de R$ 5,99. Alguns sites afirmam vender o produto original a partir de R$ 250. A Pop Mart não foi encontrada pela reportagem para confirmar se alguma loja tem a liberação de vender os bonequinhos de forma oficial. 

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