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“Respeitamos a concorrência, mas ela não ameaça os nossos projetos em andamento”

 

 

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?Quem teve perspicácia para superar a crise na Bolsa está perto da consolidação?

 

 

DINHEIRO ? A operação brasileira do Yahoo! está correspondendo às expectativas da matriz?
JERRY YANG ? É um dos melhores resultados da companhia. A cada dois anos dobramos o tamanho da nossa operação no País (a companhia não revela os números por região). As metas estabelecidas estão sendo superadas com muita competência pela nossa equipe local. Não poderia ser diferente. O Brasil é e continuará sendo nossa prioridade absoluta na América Latina em 2004. O Yahoo! está comprometido e confiante com o País. O ano que começa traz excelentes indicativos e nada nos faz pensar de maneira diferente.
Há muitas oportunidades a explorar e negócios que podem ser realizados. Queremos continuar entre os principais competidores nesse mercado e a cada dia ganhar uma fatia dos nossos concorrentes. O Brasil é surpreendente.

DINHEIRO ? O sr. pensa em novas aquisições no País, como a compra do site de busca Cadê em 2002?
YANG ? Nunca deixamos de olhar oportunidades em um mercado tão interessante. A compra do Cadê se mostrou muito acertada. Esta única aquisição fez com que o Yahoo! Brasil deixasse a oitava posição na audiência entre os internautas e subisse para o quarto lugar. Nosso objetivo é figurar sempre entre as três primeiras colocações (o Yahoo! continua em quarto colocado no País, no último levantamento feito pelo Ibope NetRatings) nos mercados onde atuamos de maneira mais consolidada. O Brasil é surpreendente. Não apenas pelos nossos resultados, mas pela sofisticação dos usuários brasileiros de internet. Por exemplo, vocês têm uma porcentagem de utilização de serviços de internet banking maior do que nos Estados Unidos. É um aspecto de um mercado maduro e com grande potencial.

DINHEIRO ? Em relação aos usuários do Yahoo!, o sr. vê muitas diferenças entre os brasileiros e americanos?
YANG ? Uma das maiores diferenças é a taxa de penetração da internet na sociedade: nos Estados Unidos é mais de 50%. Acredito que no Brasil seja menos de 20%. Nossos principais concorrentes também são diferentes. No Brasil, conglomerados locais são os líderes em audiência. Grupos de mídia como a Folha da Manhã (dona do Universo On Line) e Globo dirigem as empresas de internet que dominam o mercado. Nos EUA, dois dos três maiores players, o Yahoo! e a América Online, não existiam no início dos anos 90. Essa é a grande diferença entre esses dois mercados.

DINHEIRO ? Há quase dez anos, o Yahoo! surpreendeu ao lançar
o serviço que sistematizou de maneira mais lógica as buscas na internet. Agora, o seu concorrente Google é a grande novidade
nessa área. O sr. acredita que o seu negócio está ameaçado de alguma forma?
YANG ? Respeitamos a concorrência, mas eles não ameaçam o
Yahoo! e nem os projetos em andamento. Tanto que está fora de nossos planos de médio prazo mudar a estratégia em função de determinados concorrentes. Os produtos do Yahoo! são diferenciados e possuem aspectos bem particulares que não são encontrados em outro lugar. A combinação de elementos como a tecnologia por trás do serviço de busca, o vasto diretório de sites cadastrados, o mo-
delo de negócios, que inclui a oferta de links patrocinados, são diferenciais sem concorrentes. Continuamos com a nossa estratégia de desenvolver e lançar os melhores serviços que chegam em função das aquisições feitas nos últimos tempos, como as empresas Overture e Inktomi (O Yahoo! deixará de utilizar a tecnologia do Google como estava fazendo nos últimos meses).

DINHEIRO ? Então quem seria o concorrente direto da sua companhia?
YANG ? Não é possível defini-lo claramente em função das características que citei acima. Por exemplo, a Microsoft opera no mesmo espaço on-line que nós, através de seu portal MSN. Ao mesmo tempo em que competimos em determinados níveis, também trabalhamos em conjunto no passado. Atualmente, nós e a Microsoft mais a AOL tentamos estabelecer algum tipo de legislação contra spam (mensagens indesejadas enviadas pelo correio eletrônico) no Congresso dos Estados Unidos.

DINHEIRO ? O Yahoo! nunca seguiu a cartilha das empresas pontocom. Foi uma companhia que desde a abertura de capital em 1996 sempre deu alegrias aos seus investidores, com resultados positivos e um grande foco empresarial. O sr. gostaria de dividir essa fórmula mágica com outros empreendedores de internet?
YANG ? É algo bem simples. Não há um grande segredo. Quando iniciamos a venda de ações na Nasdaq (os papéis do Yahoo! foram inicialmente cotados em abril de 1996 a US$ 13 e hoje estão em US$ 47) sempre procuramos apresentar resultados equilibrados e lucrativos para os acionistas. Essa foi a regra seguida mesmo na época em que a maioria das empresas pontocom ainda trazia números negativos. Atualmente, a nossa estratégia se mostra acertada no cumprimento dos nossos objetivos empresariais e financeiros de longo prazo. Temos um nível de crescimento satisfatório em todos as áreas em que estamos presentes. O mercado de publicidade on-line está em franca recuperação e os serviços pagos crescem de maneira consistente. Essa é a nossa fórmula: trabalho, foco gerencial e equipe altamente qualificada. O Yahoo! ocupa posição de destaque dentro de um mercado em ritmo acelerado de crescimento porque oferecemos um modelo diferenciado para os clientes fazerem sua publicidade.

DINHEIRO ? O Yahoo! ainda é uma empresa de internet ou se transformou em uma companhia tradicional de entretenimento?
YANG ? Somos o líder em produtos e serviços on-line abrangentes para os clientes e usuários do mundo inteiro. Nossa marca é sem dúvida a mais conhecida da rede e o nosso site o mais visitado
do mundo. Diante desses fatos, o que realmente queremos ser
é o serviço essencial de internet para qualquer usuário que
acessa a rede no planeta.

DINHEIRO ? O sr. acredita que as empresas sobreviventes da era pontocom são negócios consolidados?
YANG ? Quem soube se proteger contra a crise na Bolsa e teve perspicácia administrativa para enfrentar o cenário adverso que
se apresentou em seguida está mais perto da consolidação do negócio. Há muito a ser feito no nosso mercado e companhias
como o Yahoo! ganharam muita experiência nos últimos tempos
em função dos ajustes feitos durante a tempestade. O resumo
é que a internet continuará sendo essencial à vida das pessoas
em qualquer lugar do planeta. É uma realidade sem volta para
nós e todas as pessoas de alguma forma dependentes da
tecnologia para seus negócios e vida pessoal.

DINHEIRO ? O Yahoo! continuará sua carreira solo ou existe a possibilidade de uma associação com outra empresa?
YANG ? Sempre procuramos estruturar parcerias com outras em-
presas quando há pontos em comum. Um exemplo atual disso é
nosso relacionamento com uma companhia americana em que
criamos um serviço inovador de acesso à internet em banda larga (chamado SBC Yahoo! DSL) oferecendo uma nova experiência on-
line para o usuário. Outro exemplo é nossa relação com a British Telecom, empresa britânica de telecomunicações, que até agora
está dando bons resultados.

DINHEIRO ? O sr. acredita na melhora do mercado de publicidade de internet?
YANG ? A publicidade era nossa fonte principal de receita quando começamos
a apresentar lucros anos atrás e con-
tinuará sendo uma fonte importante de recursos no futuro.

DINHEIRO ? No futuro próximo, o Yahoo! pretende centrar mais nos serviços corporativos ou continuará dando ênfase à relação com o usuário final de internet, aquele ?cliente? que não traz receita direta?
YANG ? Queremos em 2004 e nos próximos anos ter os melhores produtos e serviços independentemente do público. O anúncio recente da criação do novo cargo de Diretor de Produtos demonstra este compro-
metimento com a filosofia que é a essência do nosso negócio. Através da oferta dos melhores produtos on-line disponíveis, o Yahoo! está preparado para manter sua posição de liderança no mercado e aumentar sua audiência global.

DINHEIRO ? Em 2006, a empresa que o sr. ajudou a criar completará dez anos. Desde então, a internet evoluiu de maneira acelerada. Hoje é possível acessar com velocidade a rede sem os fios, a tecnologia Wi-Fi. Como o Yahoo! irá aproveitar essa nova onda?
YANG ? Não vamos ficar na praia assistindo. No ano passado investimos na maior companhia européia de telefonia celular, a
Zed, com o objetivo de ganhar acesso rápido ao rentável mercado global de telefonia móvel e de estabelecer uma parceria com uma empresa capaz de nos apresentar ao que há de mais inovador e interessante nesse setor. A Zed foi escolhida para esse negócio porque é dona de uma plataforma tecnológica incomparável,
capaz de nos colocar na crista dessa onda.

DINHEIRO ? Há como reinventar a internet?
YANG ? A internet reinventa-se sozinha continuamente,
através do advento de novos aplicativos, idéias e conceitos,
que são constantemente adotados e seguidos.

DINHEIRO ? Quando será a sua próxima viagem ao Brasil?
YANG ? Quando for convidado por alguém ou instituição interessada em minha visão dos negócios dentro do mundo digital.