Os executivos da inglesa Land Rover gabam-se do fato de já terem vendido 2 milhões de jipes Defender em 55 anos de produção. Desse total, dois terços ainda rodam por aí ? prova, dizem eles, da resistência do veículo. Pois está para chegar ao Brasil o outro grande motivo de orgulho da marca: o 4 x 4 Freelander. Lançado em 1997, ele foi o carro que modernizou as linhas da Land Rover e se tornou o campeão de vendas da montadora. O modelo responde por 55% do volume comercializado pela companhia, ou 110 mil unidades ao ano. Cento e vinte Freelander produzidos na Inglaterra devem brilhar nas vitrines nacionais a partir de outubro. Em duas versões com motor 2.5 V6 a gasolina: ?S?, mais esportiva e voltada ao público jovem; e ?HSE?, luxuosa, destinada à família. Preços: R$ 120 mil e R$ 135 mil, respectivamente.

?Há uma demanda reprimida pelo modelo no Brasil?, diz John Peart, diretor comercial da marca no País. ?A nossa lista de pedidos já acumula 200 nomes.? O Freelander se encaixa no que a indústria chama de ?segmento de entrada? dos utilitários esportivos de luxo. É um mercado de R$ 500 milhões anuais dominado pela Pajero Sport (Mitsubishi), responsável por 2.700 das 4.000 unidades vendidas em 2002. Peart acha que é muito para uma única marca e avisa: quer um pedaço grande desse invejável market share conquistado pelos japoneses. Com a vinda do Freelander, o executivo pretende aumentar em 25% as vendas gerais da Land Rover no País, que foram de 1.850 unidades em 2002. Outro objetivo é reforçar a imagem de que, além do robusto Defender, a empresa também sabe fazer carrões sofisticados. A aposta maior recai na versão HSE. Ela vem com acabamento em couro, teto solar, sensor de estacionamento, aquecimento dos bancos, disqueteira para seis CDs, computador de bordo e sistema de navegação. Um bom aperitivo para a versão 2004, que será apresentada no mês que vem no Salão de Frankfurt e lançada por aqui em abril.