15/08/2007 - 7:00
Um casarão localizado na avenida Brasil, um dos endereços mais nobres de São Paulo, abriga a sede da Moët Hennessy, divisão de bebidas do grupo francês Louis Vuitton Moët Hennessy (LVMH). Ali, no segundo andar, as reluzentes prateleiras decoradas com garrafas de champanhe Chandon contrastam com a congestionada mesa de trabalho do francês Davide Marcovitch, presidente da Möet Hennessy para a América Latina, Caribe, África, Oriente Médio e Canadá. Aos visitantes, ele explica de forma bem-humorada:
?Mesa bagunçada é sinal de que os negócios vão bem.? Marcovitch tem motivos de sobra para comemorar estourando um champanhe. Dos 15,3 bilhões de euros faturados pelo grupo LVMH, no ano passado, 2,99 bilhões de euros são representados pelas bebidas. Mais: a expectativa de crescimento para 2007 é de 20%. Parte desse sucesso se deve à operação da marca Chandon no Brasil. ?Nos últimos anos, os espumantes estão sendo consumidos com muito mais freqüência?, comemora Marcovitch. Jean-Baptiste Cordon, diretor- geral da Chandon no Brasil, faz coro. ?Isso é o resultado de um trabalho que fizemos junto aos consumidores para se criar o hábito de beber espumantes?, explica.
Dona de uma produção de dois milhões de garrafas no município de Garibaldi, no Rio Grande do Sul, a Chandon adotou a estratégia de buscar os clientes onde eles estiverem, através de ações inovadoras de marketing de relacionamento direto. ?Temos a preocupação de nos comunicarmos com um público exclusivo?, destaca Cordon. No calendário da empresa, um dos pontos altos é o evento Promenade Chandon, no qual as principais lojas localizadas no quadrilátero das ruas Oscar Freire, Vittório Fasano, Haddock Lobo e Bela Cintra, epicentro do comércio sofisticado em São Paulo, terão atividades especiais regadas com os espumantes da marca. O evento, que acontecerá em um domingo, no dia 26 de agosto, demandará um investimento de R$ 2 milhões e deverá atingir um público de 10 mil pessoas. ?É o lugar ideal para a Chandon estar?, diz Marcovitch.
O Promenade é, na verdade, uma comemoração dedicada a celebrar a nova safra de uvas. Nesse dia, grandes marcas de luxo como Montblanc, Bulgari e Salvatore Ferragamo, por exemplo, abrem suas portas, fazem desfiles de moda, lançam coleções e novos produtos.
2,9 BILHÕES é o faturamento do grupo LVMH com bebidas
Todos os eventos acontecem simultaneamente e são acompanhados de taças de Chandon. ?Durante o Promenade, nossos clientes poderão conhecer nossa nova linha de jóias apreciando o que a Chandon tem de melhor?, explica Adriana Tombolatto, diretora de marketing da Montblanc. A tática da vinícola para ganhar novos clientes não se restringe ao Promenade. Quando o evento acabar, além das já tradicionais variedades de espumante, os restaurantes da região receberão o novo lançamento da empresa: o Brut Rosé, extensão sofisticada do Chandon Brut que segue uma tendência internacional e aposta no poder de sedução da cor rosada e do sabor mais frutado para conquistar novos apreciadores.
?Há três anos estamos trabalhando nesse produto para oferecer a qualidade que nosso público exige?, destaca Marcovitch. ?O consumo de champanhe aumentou 200% desde 1999?, diz Francisco Barroso, dono do restaurante paulistano Le Vin Bistrô. ?Nesse segmento, a Chandon é líder.? A mesa bagunçada de Marcovich merece, de fato, um brinde.