Mickey finalmente encontrou um mouse (de computador) à sua altura. HP e Walt Disney Company estão embarcando em uma aliança estratégica de 10 anos para o desenvolvimento conjunto de novas tecnologias destinadas ao mundo do entretenimento digital. A HP, uma das líderes mundiais em tecnologia de consumo, entra com a infra-estrutura para que a Disney distribua conteúdo pelos mais diversos canais, conectando-se a uma nova geração de consumidores. Em troca, a Disney entra com seu nome, que é sinônimo de entretenimento de qualidade. Para mostrar a que vieram, as empresas estão inaugurando uma atração chamada ?Mission: Space? no Epcot Center, um dos quatro parques temáticos da Disney World, na Flórida. Fruto de um investimento estimado em mais de US$ 100 milhões, trata-se do ?brinquedo? mais avançado tecnologicamente já desenvolvido pela Disney até hoje. Na campanha de marketing que anuncia seu lançamento ? a primeira exibida nacionalmente nos Estados Unidos para divulgar uma atração do parque ?, a experiência de um vôo espacial simulado é descrita por astronautas da Nasa
como realística.

A rigor, as duas companhias já vinham cooperando há tempos. Engenheiros da HP e criadores da Disney trabalharam juntos durante anos na concepção do ?Mission: Space? e de seu apêndice ? uma área chamada Laboratório de Treinamento Avançado, para onde os visitantes são levados depois de sua missão espacial para aprender como a tecnologia da HP contribui para tornar a atração mais realista. Mas a colaboração entre as duas gigantes começou mais de 60 anos antes. Precisamente em 1940, quando Bill Hewlett, o H da HP, modificou sua primeira invenção ? um oscilador ? para ajudar a Walt Disney a ?afinar? os sistemas de som dos cinemas que exibiram o clássico Fantasia naquele ano. Parceria para valer mesmo só em 1998, quando a HP se tornou a âncora de um espaço hi-tech chamado Innoventions na Disneylândia e fornecedora de tecnologia para uma série de atividades no parque temático interativo DisneyQuest. Desde 2000, a HP está por trás da Walt Disney Internet Group, dando suporte a sites como Disney.com, ESPN.com e ABCNews.com.

Depois de tudo isso, anunciar uma aliança estratégica é como oficializar um longo namoro, não escondido mas certamente discreto. ?A HP tem orgulho de ser a fornecedora de tecnologia por trás de muito do que faz as experiências mágicas na Disney?, disse Carly Fiorina, a presidente mundial da HP durante o anúncio da aliança. A gentileza foi prontamente devolvida por Bob Iger, presidente da Disney: ?Trazer a HP para o time reforça nossas respectivas posições como líderes no mundo do entretenimento digital?. A experiência com a ?Mission: Space? mostra como a parceria pode funcionar. O time de ?futurólogos? da Disney queria criar uma atração que permitisse aos visitantes do Epcot Center viver as sensações de um vôo espacial com uma dose impressionante de realismo. A HP tinha a tecnologia para tornar o projeto possível e viu ali uma bela oportunidade de marketing. Uniu-se, desse modo, o útil ao agradável.

Videogame. Inclusive para os visitantes da Disney. ?Mission: Space? é uma jornada nas estrelas rumo a Marte, começando com o sempre excitante lançamento de um foguete. A partir daí, há turbulência e forças gravitacionais poderosas no lançamento e na reentrada na atmosfera, além de manobras que ? a Disney adverte ? podem causar náuseas e desorientação mesmo em viajantes de estômago forte. O que é natural, já que na prática trata-se de passar alguns minutos dentro de uma centrífuga. Para quem enjoa só de pensar na idéia, resta a alternativa de participar do videogame interativo ?Mission: Space?, no site Disney Online, onde se pode competir com jogadores do mundo todo. Nem Disney nem HP revelam quanto realmente gastaram na atração. Também não dizem o que planejam para o futuro. A gigante dos computadores, com a sem-cerimônia típica das empresas do ramo, limita-se a anunciar que suas tecnologias vão mudar o conceito de entretenimento para sempre.