18/01/2021 - 23:59
DuckDuckGo, um mecanismo de busca focado na privacidade, aumentou seu número médio de buscas diárias em 62% em 2020, conforme os usuários buscam alternativas para impedir o rastreamento de dados.
O mecanismo de busca, fundado em 2008, operou cerca de 23,7 bilhões de consultas de pesquisa em sua plataforma em 2020, de acordo com sua página de tráfego . Em 11 de janeiro, o DuckDuckGo atingiu seu maior número de consultas em um dia, superando 102 milhões de pesquisas.
+ YouTube testa ferramenta para facilitar venda de produtos apresentados em vídeos
+ Parceria Google Cloud e Nokia para soluções 5G em Nuvem
DuckDuckGo não rastreia pesquisas de usuários ou compartilha dados pessoais com empresas terceirizadas.
“As pessoas estão vindo até nós porque querem mais privacidade, e isso geralmente está se espalhando boca a boca”, disse Kamyl Bazbaz, vice-presidente de comunicações da DuckDuckGo, ao USA TODAY. “As pessoas estão procurando alternativas ao modelo de negócios da tecnologia de vigilância.”
Além do site da DuckDuckGo, a plataforma também está disponível como aplicativo para iOS e Android, além de extensão do Google Chrome.
Como o DuckDuckGo não rastreia os usuários, não está claro exatamente quantas pessoas o usam. No entanto, o CEO do mecanismo de busca, Gabriel Weinberg, estima que cerca de 25 milhões de usuários usam a plataforma.
O Google, por exemplo, coleta informações sobre os aplicativos, navegadores e dispositivos que os usuários usam para acessar os serviços do Google , bem como termos pesquisados, vídeos assistidos e atividades de compra. A política do Google se aplica ao YouTube, Android e serviços oferecidos em sites de terceiros, como serviços de publicidade.
A notícia chega à medida que mais usuários migram para aplicativos focados na privacidade, já que empresas, incluindo o Whatsapp, estão mudando suas políticas de privacidade . Signal e Telegram estão vendo um aumento no número de usuários em meio a essas mudanças e à proibição da plataforma de mídia social Parler .
“O recente anúncio da política de privacidade do Facebook / WhatsApp parece ter causado algum impacto no aumento da pesquisa, semelhante a como levou as pessoas a alternativas de mensagens privadas como o Signal”, disse Bazbaz em um comunicado. “Já vimos isso acontecer antes, quando um problema de privacidade de alto nível é exposto, geralmente vemos um aumento no uso.”
O Departamento de Justiça processou o Google em outubro por violações antitruste , alegando que isso sufocava a concorrência e prejudicava os consumidores em busca e publicidade online.