Pode-se dizer que a presidenta Dilma Rousseff tem duas imagens distintas: antes e depois de chegar ao Palácio do Planalto. A ideologia, os planos para o País e a convicção política até podem ser os mesmos, mas no visual, principalmente nos cabelos, quanta diferença – e para melhor. O responsável pela mudança atende pelo nome de Celso Kamura, cabeleireiro e maquiador paranaense, requisitado por algumas das personalidades mais importantes do País, como o recém-eleito prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, estrelas globais como a apresentora Patrícia Poeta e a atriz Grazi Massafera, além de top models internacionais, como Izabel Goulart. 

 

10.jpg

 

“Antes de me conhecer, Dilma usava os tons errados de maquiagem e não ligava muito para a aparência”, afirma Kamura, que costuma cobrar R$ 350 por um corte de cabelo em seu salão, nos Jardins, em São Paulo. “Hoje, ela mesma se maquia para eventos oficiais. Aprendeu direitinho.” Hábil com a tesoura nas mãos e pouco íntimo da calculadora, Kamura atenta apenas para o lado artístico de seu negócio. Segundo ele, que não é de rasgar dinheiro, um time de profissionais o ajuda a tocar o lado financeiro de suas duas unidades – além do salão da rua da Consolação, há outro no shopping Galleria, em Campinas, no interior de São Paulo. 

 

11.jpg

Dilma Rousseff: a presidenta sofisticou seu visual durante as eleições

com a assessoria de Celso Kamura

 

Um terceiro salão de luxo será inaugurado no Rio de Janeiro, em sociedade com a apresentadora Angélica, sua cliente há muitos anos. Fora do segmento premium, o próximo passo de Kamura é a criação de uma rede de salões voltada para a classe média, com investimentos de R$ 45 milhões. “Teremos 15 unidades nos primeiros cinco anos”, afirma Kamura, que conta com aporte do grupo paulista Toyota Tsucho, rede de concessionárias da marca japonesa. O cabeleireiro e seu pessoal de marketing cuidam também de uma linha de produtos para cabelo e planejam outras empreitadas no setor, como o lançamento de uma linha de maquiagem e outra de pincéis. 

 

12.jpg

Izabel Goulart: a top model brasileira, já eleita uma das mais bonitas

do mundo, é uma das clientes fiéis de Kamura 

 

“Claro que ter clientes famosos ajuda os negócios”, afirma Kamura. “As celebridades impulsionam as vendas de qualquer mercado.” Seu envolvimento com políticos famosos começou há mais de uma década, quando começou a atender a ex-prefeita de São Paulo e hoje ministra da Cultura, Marta Suplicy. De lá para cá, ele conheceu João Santana, marqueteiro responsável pelas principais campanhas políticas do PT, que recorre a ele sempre que precisa de mudanças de visual nos candidatos de seu partido. A julgar pelo desempenho do partido nas urnas, o trabalho de Kamura tem mostrado bons resultados.