O empresário gaúcho Eduardo Bier fez história ao criar, em 1995, a Dado Bier, uma das primeiras microcervejarias brasileiras a ficar conhecida nacionalmente. 

 

Mais de 15 anos depois, o segmento de cervejas premium e artesanais representa 5% das vendas totais no Brasil e fatura R$ 1,5 bilhão. Grandes companhias do setor, como a Schincariol, que comprou Baden Baden, Devassa e Eisenbach, passaram a investir nessa área.

 

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Eduardo Bier

 

Bier, ao contrário, acabou ficando de fora de sua festa. Apesar dos esforços para se expandir nacionalmente, a Dado Bier obtém 60% de suas receitas no Rio Grande do Sul. 

 

Agora, a empresa faz uma nova aposta para ampliar seu raio de atuação. Está investindo R$ 6 milhões para duplicar a capacidade de adega (tanque para maturação da cerveja) de sua unidade de produção em Santa Maria, no interior do Estado. 

 

Com isso, pretende produzir dez milhões de litros em 2011, quase 60% a mais do que no ano passado. O faturamento da cervejaria também deve crescer na mesma proporção, chegando a R$ 27 milhões. 

 

No total, a receita da Dado Bier – que inclui seus cinco restaurantes – deve atingir R$ 45 milhões até o final do ano. “Vivemos nosso melhor momento”, disse Bier à DINHEIRO. “Trabalhamos no ano passado com capacidade máxima.”

 

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Uma de suas prioridades é São Paulo, onde Bier planeja abrir um restaurante nos próximos dois anos. A empresa deve também aumentar a distribuição em supermercados. 

 

Na década de 1990, a Dado Bier agitou a capital paulista com um bar discoteca, cujas cervejas eram produzidas no próprio local. Entre os sócios destacavam-se os tenistas Cássio Motta e Luiz Mattar, que se tornou um empresário bem-sucedido na área de tecnologia, com a empresa de terceirização Tivit. 

 

Bier conta também com o aumento do consumo de bebidas premium. “Microcervejarias representam um nicho especial de mercado, com tendência interessante de crescimento”, afirma Alexsandra Machado, diretora da Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe). “O consumidor está ávido por novos rótulos e sabores.” 

 

Mas nem sempre foi assim na área das cervejas premium. Bier fundou a Dado Bier incentivado pelo seu tio, Jorge Gerdau Johannpeter, controlador do grupo  Gerdau, um dos maiores conglomerados nacionais. 

 

Foi ele quem emprestou a Bier R$ 400 mil (o capital inicial total foi de R$ 800 mil) para abrir a cervejaria. Em pouco tempo, as  cervejas artesanais da Dado Bier  viraram febre no Rio Grande do Sul e começaram a ser conhecidas por apreciadores da bebida, principalmente nos Estados do Sul e Sudeste.