MARCAR UM ENCONTRO COM O empresário José Eduardo Sanches, diretor do Grupo Santa Helena, não é uma tarefa fácil. Ou ele está em uma de suas lojas ou está na estrada. E que durante as duas últimas semanas ele realizou diversas reuniões em São Paulo e em Campinas, no interior paulista. A cidade, localizada a 90 quilômetros da capital, virou praticamente sua segunda casa. Lá, Sanches abrirá duas lojas em agosto. Uma delas, a de presentes e decoração da marca Cleusa Presentes, com 500 metros quadrados, ficará no Shopping Iguatemi, e a outra, um ponto-de-venda Espaço Santa Helena, com 700 metros quadrados, será erguida no Galleria Shopping. “Investimos cerca de R$ 4 milhões em cada projeto”, destaca Sanches. “Queremos ter lojas nas principais cidades do interior do Estado de São Paulo.” Os dois novos pontos-de-venda são os primeiros fora da capital. As outras lojas do grupo, dono das marcas Espaço Santa Helena, Cleusa Presentes e Suxxar, estão em São Paulo. Toda a rede é responsável por um faturamento estimado pelo mercado em R$ 120 milhões por ano. “Seremos uma das três principais empresas de presentes do País”, garante.

Para isso, o executivo adotou um plano de expansão ousado. Cada loja possui um perfil diferente. O Espaço Santa Helena vende desde presentes para casa até equipamentos para home theater; a Cleusa é focada em presentes e decoração; e a Suxxar é voltada exclusivamente para a linha de eletrodomésticos e utensílios para cozinha. Na construção de sua principal loja, o Espaço Santa Helena, na rua Oscar Freire, em São Paulo, Sanches injetou R$ 7 milhões. O investimento resultou em uma loja de 1,6 mil metros quadrados, com mais de 20 mil itens, entre cristais, porcelanas, pratarias, acessórios de cozinha, eletrodomésticos e objetos de decoração. “Queremos nos posicionar como uma marca de luxo”, explica o empresário. De olho nesse mercado, ele apostou em produtos exclusivos de grifes como Cacharrel, Valentino, Versace e Christofle, com objetos que chegam a custar até R$ 180 mil. Só para manter o aluguel do espaço, a empresa desembolsa R$ 200 mil por mês. Outro ponto que ganhou a instalação de uma loja Espaço Santa Helena foi o Shopping Bourbon, recentemente inaugurado em São Paulo. Com isso, o empresário pretende abocanhar o mercado de listas de casamento. Hoje, o Grupo Santa Helena é responsável por atender uma média de mais de 1,5 mil listas de presentes para matrimônios por ano. “Esse mercado representa 40% do faturamento do nosso negócio”, contabiliza o empresário. Esse tino comercial está no DNA de Sanches.

Sua família foi dona da loja de material de construção Madeirense, vendida em 2000 por cerca de R$ 300 milhões. Com o resultado da operação, Sanches comprou, em 2002, a marca Cleusa Presentes e investiu R$ 10 milhões na reconstrução da imagem da empresa, que acumulava dívidas de R$ 6 milhões. Após quatro anos, foi às compras novamente e desembolsou R$ 15 milhões na reforma das três lojas de eletrodomésticos Suxxar. Seu perfil profissional não agradou ao mercado. “Ele despreza a concorrência. Certa vez, ele tentou roubar o fornecedor exclusivo de um grande concorrente, mas não conseguiu”, diz um executivo do mercado. “O negócio dele está perdendo o foco com uma variedade de produtos que fogem do mercado de presentes, como, por exemplo, linha branca.”

“QUEREMOS NOS POSICIONAR COMO UMA MARCA DE LUXO”
JOSÉ EDUARDO SANCHES, DONO DO GRUPO SANTA HELENA

Outro ponto que faz algumas pessoas torcerem o nariz para o empresário é o modo como ele administrou a transição da marca Cleusa Presentes para o seu portfólio de negócios. Segundo uma pessoa próxima às negociações, o contrato tinha uma cláusula que determinava que a carismática Cleusa Alves Paula, ex-dona da marca Cleusa, trabalharia no negócio por mais dois anos depois de efetivada a venda. Após a conclusão do processo, Cleusa foi demitida por meio de um bilhete. Apesar da falta de habilidade no trato, Sanches saiu ganhando. “A aquisição da marca Cleusa Presentes impulsionou o negócio”, analisa Ricardo Pastori, dono de uma consultoria especializada em varejo que leva o seu nome.