odesafio1.jpg

DEREK WAGONER: belos pratos eo conhecimento de mercado farão o sucesso da marca

 

Passar na frente do Applebee’s na hora do almoço é tortura pura. O cheiro de boa comida enche a boca d’água. Quem entra, se defronta com executivos bem vestidos, garotos de tênis ou famílias inteiras diante de uma generosa costela com batatas fritas e uma espiga de milho. Apesar dos belos pratos, a comida é só um detalhe na curta história da rede no Brasil – pelo menos é o que diz o diretor de operações, Derek Wagoner. O segredo, afirma, não é o cardápio, mas o modelo de franquia. “Aos clientes damos a experiência de um restaurante americano”, afirma. “Mas o que determinará nosso sucesso é a gestão de franqueados da marca. Eles conhecem a fundo o setor de alimentação nos Estados em que vamos atuar.”

Com essa combinação, a empresa, dona de três restaurantes em São Paulo, um no Recife e outro no Rio de Janeiro, pretende chegar a 35 pontos- de-venda em 2014. Serão três lojas por ano com investimento de US$ 1 milhão por unidade. Assim, a Applebee’s pretende vencer uma espécie de maldição que se abate sobre as redes americanas de alimentação, como Arby’s, Pizza Hut e KFC, que, nos anos 90, desembarcaram com estardalhaço no Brasil e hoje sumiram do mercado ou encolheram significativamente. “Essas redes erraram na gestão e não no cardápio”, afirma Marcelo Cherto, consultor resespecialista em franquias.

US$ 1 milhão é o investimento feito em cada novo restaurante da rede americana

Por isso, a regra da Applebee’s é dar um passo depois do outro. Oswaldo Netto, que trouxe a marca para o Brasil e é o licenciado para o Estado de São Paulo, acabou de cumprir a primeira parte com a inauguração de três lojas. Há poucos dias, Netto, um ex-franqueado do McDonald’s, assinou documento que prevê cinco novos pontos em três anos. Se tudo correr bem, em 11 anos serão 14 lojas no Estado. Como parte do trabalho, ele e Derek passaram quatro anos debruçados sobre o planejamento, antes de abrir o primeiro restaurante.

Afinal, a dificuldade das outras redes americanas é um prato que a Applebee’s não quer repetir.