28/07/2001 - 7:00
Não haverá meio termo na trajetória de Anne Mulcahy, a jovem senhora de 48 anos de idade que aparece na foto abaixo. Ou ela protagonizará uma das maiores viradas do mundo corporativo ou acabará assistindo de camarote a derrocada da empresa. Anne é a nova CEO da Xerox, a fabricante que virou sinônimo de copiadora e hoje está mergulhada numa crise profunda. O cenário é caótico: ausência de foco, ações em queda (de 64 para 9 dólares entre 1999 e 2001), demissões em massa (no Brasil serão cortados 600 postos), fechamento de fábricas, necessidade de reduzir US$ 1 bilhão em custos, prejuízo de US$ 281 milhões no trimestre passado.
A nova executiva assumiu tomando uma medida drástica: eliminou a linha de impressoras de jato de tinta, criada há um ano. A área empregava 1,5 mil pessoas, mas só daria lucro em 2003. ?E a Xerox precisa de dinheiro agora?, disse a CEO. Anne quer uma Xerox parecida com a IBM, mais focada em serviços do que em produtos. ?Não podemos ser só uma enorme fábrica de copiadoras?, disse em entrevista a Business Week.