14/10/2015 - 0:00
A neurocientista brasileira Suzana Herculano-Houzel é uma das figuras mais importantes da ciência hoje. Com pós-doutorado em neurociência na Alemanha pelo Instituto Max Planck (1999) e palestrante internacional – do TED, por exemplo-, ela luta no momento para manter as atividades o laboratório pelos próximos meses.
Por quê? Porque em 2015 o governo brasileiro interrompeu o pagamento dos financiamentos já aprovados e contratados para a pesquisa. Assim, a situação que já era ruim, piorou. “A solução, para alguns, foi fechar as portas; para outros, como eu, foi tirar dinheiro do próprio bolso para minha equipe poder continuar trabalhando. Infelizmente, o bolso de professor universitário tem fundo raso, e continuar operando assim tornou-se insustentável”, escreveu a cientista em sua página no Facebook.
Está mais do que claro que o governo brasileiro, que por incompetência e uma visão míope do mundo nos colocou numa crise cabeluda, considera ciência e inovação coisas dispensáveis, talvez um capricho.
Pois bem. Para evitar que seu laboratório seja fechado por falta de recursos, Suzana lançou uma campanha de crowdfunding para arrecadar R$100 mil. Vale realmente contribuir. A ciência brasileira merece – e Suzana, cuja carreira é brilhante, também.
À parte o absurdo que é a pesquisa de ponta ser tratada da forma com é no país, Suzana está de parabéns pela iniciativa de levantar a cabeça e usar a tecnologia e a colaboração para captar recursos. Em vez de cruzar os braços e lamentar, vai à luta – sem deixar de criticar publicamente o descaso do governo com a ciência.
Abaixo, o texto escrito pela neurocientista em que explica o que é a campanha e o pedido de ajuda.
Por Suzana Herculano-Houzel, no Facebook
“Vamos contribuir para a neurociência brasileira? Vamos mostrar ao governo o quanto nós, brasileiros, VALORIZAMOS nossa ciência e queremos que ela seja levada a sério, e não com financiamentos de valor miserável que sequer foram pagos este ano?
Acabo de lançar uma campanha de crowdfunding para arrecadar R$ 100.000,00 para manter meu laboratório funcionando pelos próximos meses. Tem uma série de recompensas bacanas para quem contribuir, incluindo ilustrações e artigos autografados, uma cópia impressa do meu novo livro The Human Advantage (a ser publicado em 11 de março de 2016), e até visita ao laboratório para uma palestra exclusiva. Os valores das doações vão desde 20 a 5.000 reais.
Você também pode fazer uma contribuição MUITO importante compartilhando este post! Ajude a neurociência brasileira! Conto com você!”