25/04/2012 - 21:00
Um novo computador a cada segundo
Para quem achava que o mercado de computadores estava próximo da estagnação, no Brasil, eis uma notícia surpreendente. Um estudo da Fundação Getulio Vargas (FGV), de São Paulo, revelou que um novo computador por segundo deve ser vendido no País em 2012. Será um total de 17,9 milhões de máquinas. Detalhe: a FGV computa a venda de tablets nessa conta. “O iPad e os melhores tablets Android são computadores, e são vistos pelas empresas assim”, justifica o professor Fernando Meirelles, autor da pesquisa. O estudo revelou ainda que existem 99 milhões de PCs ativos no Brasil, atualmente, e que o número deve dobrar em até cinco anos. Isso significa que o País contará com 200 milhões de equipamentos, ou uma máquina para cada habitante, lá por 2017.
CEO pé-quente
Há quatro meses no comando do Yahoo!, o novo CEO, Scott Thompson, já tem o que comemorar. Os resultados da companhia no primeiro trimestre deste ano superaram as expectativas. O lucro líquido do portal cresceu 28,5%, chegando a US$ 286 milhões. A receita subiu 2%, para US$ 1 bilhão. No começo do mês, Thompson anunciou um plano para cortar custos que envolvia a demissão de mais de dois mil funcionários e o cancelamento de 50 serviços. Os bons resultados renovam as esperanças de um futuro melhor para o portal. Incapaz de reagir diante do crescimento de concorrentes como Google e Facebook, o Yahoo! vem perdendo mercado constantemente. Suas ações, que valiam US$ 25 em 2007, já chegaram a ser cotadas a US$ 9 e hoje não passam de US$ 15.
Prateleira
Moda digital
O notebook Pavilion dm1, da HP, foi lançado com design criado pelo estilista brasileiro Alexandre Herchcovitch. Ele traz ainda softwares que melhoram as fotos automaticamente.
Por: R$ 1.799.
Encontro de start-ups
A The Next Web Conference, encontro europeu de start-ups de tecnologia, terá uma edição brasileira em agosto. Em sua sétima edição na Europa, a conferência – marcada para os dias 25 a 27 de abril em Amsterdã – vai reunir especialistas como Werner Vogels, CTO da Amazon, e Chad Hurley, fundador do YouTube. “Pretendemos reproduzir esse modelo no Brasil”, diz Leandro Palmieri, sócio da start-up MobMob, que vai organizar a edição brasileira da conferência. Segundo ele, o evento buscará facilitar a troca de informações entre empreendedores e investidores interessados em aplicações tecnológicas. O evento está programado para São Paulo e será a primeira edição nas Américas – até agora, a conferência só foi realizada em Amsterdã e em Dubai.
Colaboraram: Rodrigo Caetano, João Varella e Bruno Galo