27/04/2001 - 7:00
Na noite da próxima quarta-feira, o executivo Marcos Wettreich terá de dobrar a quantidade de Lexotan que toma diariamente para dormir. O dia seguinte vai ser corrido: afinal, ele é o maior responsável pela entrega do iBest, um pequeno selo virtual que se transformou em marca de qualidade, uma espécie de ISO para a Internet. Enquanto as empresas pontocom estiverem subindo ao palco do Credicard Hall, Marcos Wettreich estará na platéia, ápice de um ano de trabalho. Ao seu redor, o burburinho dos convidados será inevitável. Como em todas as edições do prêmio, os gritos de comemoração dividem espaço com comentários sobre a isenção do iBest. Desde que o prêmio foi criado, em 1995, profissionais do mercado questionam o método de avaliação do corpo de jurados ? que inclui desde pessoas do meio, como Ivan Moura Campos, até atletas, como Ana Moser. A justificativa é levar uma análise heterogênea dos participantes. Alguns chegam a arriscar que o prêmio beneficia as empresas do GP Investimentos, sócio do iBest. Apesar da desconfiança, o fato é que a empresa de Wettreich, criada oficialmente em 1999, tem uma saúde financeira de dar inveja a muitas pontocom. Em 2000, o faturamento foi de US$ 3 milhões ? grande parte revertida em lucro. ?Não temos quase nenhum custo?, diz Wettreich. A marca, uma das mais conhecidas da Internet, não tem gastos com marketing. Todo o trabalho de divulgação do prêmio é feito pelos participantes. É como publicar diariamente um anúncio nos principais veículos de comunicação, sem ter que pagar por isso.Com esse modelo de negócio, não é de admirar que o carioca Marcos Wettreich, 37 anos, tenha se tornado uma das pessoas mais influentes do mercado de Internet. Poucos estão dispostos a comprar uma briga com o CEO do iBest. Não por seus 1,95 m de altura, mas pelo simples fato de ele comandar a empresa que define os melhores da rede. Em seis anos de prêmio, não houve provas de que alguém tivesse sido injustiçado na premiação. Mas pelo visto as empresas participantes preferem não arriscar. Certa vez, um dos funcionários do iBest recebeu uma proposta de trabalho de uma pontocom. Marcos ficou sabendo e, como não podia cobrir a oferta, fez um telefonema. A proposta foi retirada e o funcionário continuou no iBest. ?Ele é um cara ultra-influente?, comenta a executiva de uma pontocom. A festa de entrega do prêmio custaria R$ 1,5 milhão, mas não para o iBest. ?Temos muitas parcerias e permutas. Isso diminui bastante nossas despesas?. A busca por sucesso 24 horas por dia tem seu preço. O CEO do iBest chega ao ponto de ler e-mails no cinema, com a ajuda de um aparelho Motorola. Num dia, seu Outlook recebe cerca 200 mensagens, sendo que 150 são respondidas. É leitor compulsivo de notícias. Chegou a assinar, de uma vez, 55 revistas ? que variavam de negócios a esporte. Grande parte da leitura é feita aos domingos, já que o sábado, segundo ele, é sagrado. As reuniões acontecem nas quadras públicas da zona sul do Rio, com desconhecidos. ?Deixo de viajar para jogar basquete?, conta.
O esporte é uma das poucas formas de diversão de Wettreich, desde que entrou para valer no mercado. Aos 21 anos, o engenheiro eletrônico criou sua primeira empresa, a Saga. Mas a carreira começou a despontar efetivamente a partir de 1994, com a criação da Mantel, especializada em eventos nas áreas de tecnologia e Internet. ?O grupo Mantel é uma espécie de incubadora para minhas idéias?, comenta o executivo, que definitivamente não tem problemas visíveis de autoconfiança. Na lista de projetos gerados nessa incubadora estão, além do iBest, a produtora Neoris (antiga Mlab, com faturamento de US$ 100 milhões) e o Opinia, ferramenta que mede a satisfação dos internautas e deve faturar US$ 2,5 milhões este ano. Nos próximos meses, Wettreich deve anunciar mais um projeto. Detalhes ficam para depois, mas ele adianta que sua mais nova empresa vai explorar o marketing via e-mail. ?O Marcos sabe trabalhar, sabe fazer dinheiro. Por isso ele desperta polêmica no mercado?, diz um executivo do mundo virtual. Na próxima quinta-feira, quando as pontocom estiverem comemorando seus prêmios, Marcos Wettreich estará na platéia. Se existisse um prêmio para modelo de marketing via Internet, o iBest certamente iria para? o iBest.