13/02/2008 - 8:00
CLAUS REINHARDT: ele representa a suíça SIGG, a italiana Guru e agora traz a americana de canivetes Leatherman
A história do alemão Claus Reinhardt, de 44 anos, é típica dos estrangeiros que vêm trabalhar no Brasil. De 1994 até 2002, ele desembarcou no País para dirigir as operações da grife alemã Hugo Boss. Na hora de arrumar as malas e voltar para a sua terra natal, não pensou duas vezes. Como já era casado com uma brasileira e tinha larga experiência em gestão de marcas, uniu o útil ao agradável. Ele ficou por aqui e, de quebra, montou uma empresa de representação de marcas. Batizou-a de Porfírio, nome inspirado no dominicano Porfírio Rubirosa (1909-1965), considerado um dos maiores playboys da história, pois queimou uma fortuna jogando pólo, pilotando Ferraris e conquistando belas mulheres, como Eva Perón. ?Sempre sonhei em ter um negócio próprio?, diz Reinhardt.
E o nome da empresa tem tudo a ver com as grifes que ele representa. Afinal, todas gravitam no universo do glamour. A Porfírio comanda as operações da marca suíça de garrafas de alumínio SIGG, da grife italiana de roupas Guru e da brasileira Dorsa, especializada em fazer o mobiliário de lojas como o espaço da grife Burberry, na Daslu, em São Paulo. Mas não parece ser o bastante.
Reinhardt acaba de agregar mais uma marca debaixo de seu guardachuva. Trata-se da americana Leatherman, fabricante de facas, canivetes e ferramentas, dona de um faturamento mundial de US$ 125 milhões. ?Em cinco anos, seremos responsáveis por 3% do faturamento mundial da Leatherman?, aposta Reinhardt. Para isso, a empresa desenhou um audacioso plano de expansão. Por enquanto, a marca estará presente em 12 pontos-de-venda, principalmente em lojas multimarcas, como as da rede Bayard Esportes, localizada em São Paulo. Mas, em cinco anos, pretende fincar bandeira em mais 120 pontos-de-venda. A tacada de Reinhardt, entretanto, é analisada com ressalvas. ?Esse é um modelo de gestão arriscado?, diz André Nogueira, da Meglio Consultoria & Design, empresa especializada em gestão de marcas. ?Ele comanda muitas grifes, umas diferentes das outras?, avalia. Reinhardt, entretanto, diz que esse é o seu trunfo. Os canivetes da Leatherman são vendidos na Bayard, canal de vendas no qual a SIGG já é figurinha carimbada.
No espaço da grife de roupas Guru, localizado na Daslu, também são vendidas as peças da SIGG. ?No fim das contas, uma marca pega carona no sucesso da outra?, explica Claus.