07/03/2014 - 21:00
Steve Ballmer arrependido
Steve Ballmer, que por 14 anos foi CEO da Microsoft, fez um mea-culpa durante palestra na Universidade de Oxford. “Nos últimos dez anos, algumas coisas não deram muito certo”, diz Ballmer. “O que mais me arrependo é não termos colocado hardware e software juntos antes. Teríamos uma posição mais forte no mercado de smartphones hoje”. A concorrente Apple fez isso e deixou a Microsoft no chinelo.
De inimigo a aliado
O CEO do Flipboard, Mike McCue, anunciou a compra do Zite, aplicativo rival no mercado de visualização de notícias em smartphones e tablets. O negócio envolve o pagamento de US$ 60 milhões e um acordo de conteúdo com a CNN, que era a dona do Zite. O canal de televisão ajudará a vender publicidade para o Flipboard e criará revistas personalizadas. O Flipboard está interessado no sistema de recomendação de conteúdos do Zite.
FaceDrone
Depois de surpreender o mundo com a compra do WhatsApp, o Facebook agora busca algo completamente diferente. Segundo o site TechCrunch, a rede social está em negociação com a fabricante de drones Titan Aerospace. Os drones produzidos pela empresa foram desenvolvidos para funcionar como uma espécie de satélite de baixo custo e poderiam levar sinal de internet para áreas remotas. Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, elogiou recentemente uma iniciativa do Google que usa balões.
Apple troca de CFO
O diretor financeiro da Apple, Peter Oppenheimer, vai se aposentar em setembro. Quem assume o cargo é o italiano Luca Maestri, de 50 anos. Ele trabalha na Apple desde o começo de 2013. Antes, foi CFO da Xerox. Sua principal tarefa será administrar o polpudo caixa de US$ 160 bilhões da empresa, aproximadamente o valor de mercado da Amazon.
Celular caixa-preta
A Boeing vai dar um rasante nos smartphones. A fabricante de aviões anunciou o Black, celular que criptografa mensagens e ligações. Ele roda com Android e, além de ser ultrasseguro, destrói os dados em caso de infração. Segundo comunicado, o Black é o resultado de três anos de pesquisa. Inicialmente os clientes serão agências governamentais.
Mancada no Oscar
O grande destaque da cerimônia do Oscar de 2014 foi um selfie (autorretrato com a câmera do celular) feito pela apresentadora Ellen DeGeneres com Meryl Streep, Julia Roberts, Jennifer Lawrence, Brad Pitt, Angelina Jolie e outros. Em poucas horas, a imagem conseguiu se tornar o tuíte mais popular de todos os tempos. A foto foi tirada de um smartphone da Samsung, que gastou US$ 18 milhões para vincular sua marca ao evento. Ellen, contudo, foi vista nos bastidores do Oscar tirando fotos usando um iPhone. Mancada da simpática apresentadora.
Bitcoin no espaço
Tyler (à dir.) e Cameron (à esq.) Winklevoss, gêmeos que processaram Mark Zuckerberg por ter roubado a ideia do Facebook, pagarão uma viagem espacial com bitcoin, a polêmica moeda virtual. A Virgin Galactic deve fazer primeira viagem ao espaço em agosto. A empresa de Richard Bransson (centro) aceita bitcoins desde novembro de 2013.
Resposta instantânea
Stelleo Tolda, COO do Mercado Livre.com, fala sobre os investimentos em mobilidade da empresa
A Rakuten comprou o Viber, para transformar uma plataforma de mensagens em e-commerce. Qual o impacto para o Mercado Livre?
Acredito que esse é o modelo asiático. Não sei se, no Brasil, essa é a melhor estratégia. O Mercado Livre quer criar, inicialmente, uma experiência que seja tão boa quanto a do desktop e use itens da mobilidade, como localização e leitor de código de barras. Não vejo como poderíamos aliar mensagens e e-commerce.
Como vê o aumento da competição de empresas do Exterior?
As empresas brasileiras de internet estão acostumadas com a competição que vem de fora. Temos novos nomes no mercado, com pensamentos e estratégias diferentes das nossas. Devemos focar na nossa estratégia e explorar, por exemplo, a força de nosso nome no País.
Como os dispositivos móveis são vistos hoje para as empresas de anúncios na rede?
Mobilidade é o atual foco do mercado e também dos nossos executivos. No nosso caso, o tráfego do site que vem de aparelhos móveis dobrou, hoje é de cerca de 15%. A empresa que entender o que o usuário quer receber pelo celular terá uma vantagem sobre as outras.