17/10/2012 - 21:00
Campanha
Se o drible é a fantasia no futebol, o jogador santista Neymar, especialista em belas jogadas, vai levar um pouco disso para fora do campo. Ele é o garoto-propaganda de uma nova campanha do Tablito, a marca de picolé mais vendida pela Kibon, da Unilever. Para a ação, o craque veste dez fantasias, como de extraterrestre, dengue, Rambo, Elvis Presley e vaca. São dois filmes interativos, criados pela agência F.Biz e divulgados na internet, que permitirão à audiência escolher o final que preferir entre cinco opções. A campanha se estende ainda para a mídia offline, com trabalho da Lowe para levar a ação a programas da tevê aberta, além de merchandising, pela New Content.
Internet
Gaúchos na terra da garoa
O RBS, grupo de mídia afiliado da Rede Globo no Rio Grande do Sul, criará em São Paulo uma empresa para abrigar os seus negócios na área digital. A companhia já investiu R$ 200 milhões em plataformas de internet e possui 600 funcionários na capital paulista, trabalhando em negócios de e-commerce e mobilidade.
Marketing
Assalto invertido
A Oak Milk, uma marca de pó de chocolate australiano, semelhante ao Nescau e ao Toddy, inventou o assalto invertido. O seu novo filme publicitário mostra homens mascarados, que, em vez de roubar dos mercados, depositam o produto na prateleira. A campanha estimula os clientes a denunciar lugares que não estão vendendo o Oak Milk, para serem alvos da “contravenção”.
Jornais
El País en crisis
Os problemas da economia nacional atingiram em cheio o El País, de Madri, principal jornal da Espanha. O grupo Prisa, que controla o diário, anunciou cortes de salários e demissões de 150 pessoas, para “garantir a viabilidade econômica da empresa nos próximos anos”.
Tecnologia
Sonho de artista
A rede de hotéis Ibis, da Accor, vai selecionar pelo Facebook, até o dia 23 de novembro, 25 hóspedes que terão os seus padrões de sono desenhados. Robôs, instalados em seus hotéis de Londres, Paris e Berlim, serão responsáveis por pintar as obras de arte, enquanto a pessoa dorme.
Produto
Mais doçura
Numa iniciativa inédita, a marca Bis, da Kraft Foods, terá versão em barra de chocolate: o Bis Xtra, que terá 55 gramas. Outra novidade será a volta em edição limitada do sabor avelã, que vinha sendo pedida pelos fãs do doce. As campanhas deverão ser focadas na internet.
Bate-papo
João Dornelas e Pedro Pereira, sócios e diretores de cena da Sentimental Filme
Os diretores de filmes publicitários João Dornelas (à esq.) e Pedro Pereira assinam juntos como Dupla 2 a realização de suas produções e estão entre os mais premiados e requisitados do setor:
É possível distinguir o estilo dos principais diretores do mercado?
Nós que acompanhamos de perto, até conseguimos. Mas não é fácil. No nosso caso, vemos o que cada filme pede, em vez de colocar a nossa assinatura. O objetivo é deixar cada filme diferente do outro.
Qual é o principal desafio da direção em publicidade?
Cada filme traz um desafio diferente. Mas, independentemente das dificuldades de produção e escolha de atores, o mais importante é o roteiro. Se o roteiro é bom, tudo fica mais fácil. Foi assim com os filmes da campanha “Pode Ser”, que fizemos para a Pepsi, e do Byafra, para a Volkswagen.
Como veem a qualidade dos filmes brasileiros em comparação com os internacionais?
A diferença já foi muito maior. Perdemos hoje só nas condições de produção. Eles têm mais prazo e dinheiro para fazer os filmes. Aqui um projeto leva de duas a três semanas, desde que a ideia é aprovada. É até uma questão cultural.