11/03/2011 - 6:00
Na era das redes sociais, a vida no campo pode se dar diante da tela de um computador, atrair milhões de pessoas e se transformar num negócio milionário em poucos anos.
O hondurenho Daniel Kafie, 28 anos, que o diga. Ele é o criador da Vostu, a principal desenvolvedora de jogos para o Orkut, maior rede social no Brasil. Fundada em 2007 e com sede em Nova York, a empresa tem o País como foco dos negócios.
Depois de se destacar no segmento de jogos para a rede social do Google na internet, Kafie tem agora um novo desafio: fazer a Vostu brotar também nos smartphones e tablets, pois o desenvolvimento de games em produtos móveis é visto como a grande tendência do mercado.
A empresa aposta na experiência adquirida com os jogos para a web para obter sucesso na nova fronteira. Seus produtos, dos quais o principal é o Mini Fazenda ? possui também o Rede do Crime, Pet Mania, Vostu Poker e Café Mania, entre outros ?, atraem 25 milhões de usuários no Brasil.
“O futuro dos jogos para redes sociais é a mobilidade”
Daniel Kafie > fundador da Vostu
A combinação de simplicidade e estímulo com a interação dos usuários por meio do Orkut resultou numa companhia com mais de 350 funcionários e avaliada em US$ 300 milhões. Recentemente, ela captou US$ 50 milhões com fundos de investimentos internacionais.
O interesse de Kafie por montar um empreendimento destinado ao Brasil nasceu durante as aulas em Harvard, onde cursou economia. A força dos países emergentes era assunto recorrente na universidade, o que o levou a pensar que seria uma ótima ideia criar uma pontocom no mercado nacional.
?As redes sociais se desenvolvem rapidamente por aqui, o comércio eletrônico está consolidado e o brasileiro é o usuário de internet que fica mais tempo conectado no mundo?, afirma.
Kafie passa metade do mês em São Paulo e divide o restante do tempo entre a sede e Buenos Aires, onde a Vostu também mantém escritório. ?Este será um ano de crescimento vertiginoso para nós?, diz.
A esperança de expansão acelerada reside no fato de que os tablets e smartphones crescem a passos largos. ?O futuro dos games sociais está na mobilidade?, afirma Kafie.
?E nós vamos liderar esse movimento no Brasil.? O lançamento dos primeiros aplicativos da Vostu para as plataformas Android, do Google, e iOS, da Apple, está previsto para este mês.
?A análise de dados do comportamento do jogador dentro da sua plataforma é bem avançada?, diz Ricardo Arantes, diretor de investimentos da Intel Capital, uma das investidoras na empresa de Kafie.
O setor de games para redes sociais deve movimentar algo próximo a US$ 6,1 bilhões em 2011 e crescer cerca de 60% ao ano até 2015, segundo o banco de investimento ThinkEquity.
Os maiores mercados são Japão, Coreia do Sul, China e Estados Unidos. No Brasil, um estudo da consultoria americana SuperData Research estima que a receita do setor de games online tenha sido de US$ 165 milhões em 2010.
Mas de onde vem o dinheiro, uma vez que o usuário brinca gratuitamente nos sites que oferecem esse tipo de jogo? Da venda de bens virtuais, modo como se chamam os recursos que fazem o participante acumular mais pontos.
No Mini Fazenda, por exemplo, o jogador que quiser ver sua fazenda crescer de modo mais veloz pode usar dinheiro real ? por meio de cartão de crédito ? para adquirir bens virtuais de todo tipo, como estábulos e sementes.
Atualmente, 90% da receita da Vostu vem da comercialização desses itens. Kafie não revela o faturamento da empresa, mas afirma que a Vostu é ?altamente lucrativa?. A estimativa no mercado é de que a receita tenha sido de US$ 25 milhões em 2010.
Para acelerar a expansão, Kafie está diversificando os postos de vendas de créditos para os jogos. Atualmente, são cerca de 60 mil locais, como lan houses e canais de recargas de celulares.
A adesão a novas plataformas não está descartada. ?O Orkut ainda tem quase três vezes mais usuários que o Facebook no País?, afirma Kafie. ?Mas estamos atentos. Quando chegar a hora, colocaremos nossos jogos no Facebook.?