04/04/2012 - 21:00
Harry Potter digital
O bruxo mais famoso do mundo chegou à era digital. Finalmente, uma das séries de livros mais vendidas de todos os tempos, com 450 milhões de exemplares, foi lançada em versão e-book. Os livros digitais estão disponíveis no site Pottermore, criado pela escritora britânica J. K. Rowling, para compartilhar material inédito com os fãs do jovem mago. Por enquanto, os títulos só estão disponíveis em inglês, mas, segundo o site, outros idiomas, como o português, serão oferecidos em breve.
Google agora na sua Tevê
A estratégia pode soar estranha para a empresa que mais fatura com anúncios na internet, mas o Google decidiu investir pesado em publicidade na tevê. Nos últimos meses, o líder das buscas na internet mundial veiculou comerciais no horário nobre brasileiro e também em outros países. Segundo estimativas da Kantar Media, o Google gastou US$ 70 milhões em propaganda na tevê nos Estados Unidos, ante apenas US$ 6 milhões um ano antes. Os anúncios têm como objetivo, em sua maioria, promover novos serviços da companhia, como a rede social Google+ e o navegador Chrome.
Os clones do Pinterest
Nova febre da web, o Pinterest, um mural virtual das imagens preferidas dos internautas, foi clonado. Atentos ao sucesso do novato, cujo nome é um acrônimo das palavras pin (alfinete) e interest (interesse), empreendedores de toda parte lançaram sites feitos à sua imagem e semelhança. O alemão Pinspire está disponível em português. Os russos e chineses também ganharam seus clones. Há ainda versões focadas em turismo e até pornografia. Será o Pinterest o próximo grande negócio digital ou uma modinha passageira?
China de olho no Brasil
O mercado brasileiro está cada vez mais atraente para as empresas de internet. Primeiro, gigantes americanas, como Facebook e Amazon, iniciaram recentemente suas operações aqui. Agora, são as start-ups chinesas que preparam a aterrissagem em solo brasileiro. Executivos da Tencent, do empreendedor Ma Huateng, têm sido vistos em São Paulo com cada vez mais frequência. Huateng é um dos homens mais ricos da China e sua empresa, a terceira mais valiosa da internet mundial. Por sua vez, o Google chinês, o Baidu, já contratou os primeiros brasileiros para estudar as oportunidades locais. Os dois maiores conglomerados de internet do país asiático avaliam negócios nas áreas de jogos online, meios de pagamento e comércio eletrônico.