21/10/2011 - 21:00
O fenômeno Skype
O Skype surgiu em 2003 e hoje é o serviço de telefonia pela internet mais popular do mundo. Embora o recurso seja um sucesso de público, nem tudo são flores em sua trajetória. Alguns tropeços e dificuldades para gerar receitas seguraram um pouco o desenvolvimento da empresa. Ainda assim, ela continua no centro das atenções do mundo digital. Acompanhe mais no infográfico.
Samsung destrona a Apple
A Samsung conseguiu o que parecia impossível: ultrapassou a Apple em vendas de smartphones. Segundo informações do The Wall Street Journal, a empresa coreana vendeu 20 milhões de aparelhos no terceiro trimestre deste ano. No mesmo período, a Apple, com seu iPhone, registrou a vendas de 17,1 milhões de unidades. A expectativa agora é pelos resultados financeiros da Samsung, que além de disputar a preferência dos consumidores, trava uma intensa batalha jurídica com a Apple em diversos países por conta de supostas violações de patentes de ambos os lados.
O fim do dinheiro
Já pensou em comprar gasolina online? Na rede de postos de combustível Ipiranga isso agora é possível. A empresa lançou um serviço que permite aos seus clientes comprar na internet créditos que podem ser trocados por litros de gasolina ou álcool em praticamente todos os 5,6 mil postos com as bandeiras Ipiranga e Texaco. O preço no site é o mesmo do cobrado na bomba. O valor mínimo para a compra de créditos é de R$ 300, com validade de 120 dias. Para abastecer o carro, o cliente deve informar o CPF e a senha do programa de fidelidade da companhia.
Prateleira
Blackberry Playbook, da RIM - O consagrado telefone celular ganhou sua versão tablet, agora disponível no Brasil. O aparelho conta com processador de 1 GHZ, sistema multitarefa e até 64 GB de armazenamento. Por: R$ 1.299 (com 16 GB).
Pechincha online
O Google lançou no Brasil seu serviço de comparação de preços na internet. Com a novidade, o líder do setor de buscas passa a concorrer no País com empresas como o Buscapé e a UOL, dona do Shopping UOL. Segundo a empresa, o Google Shopping possui mais de 1 bilhão de produtos cadastrados em sua base de dados, no mundo inteiro. Por aqui, a companhia anunciou que fez acordos com alguns dos principais varejistas do País, entre eles a Nova Pontocom (empresa resultado da fusão das operações de comércio eletrônico do Extra, Ponto Frio e das Casas Bahia), o Carrefour e o Compra Fácil. O Brasil é o primeiro país da América Latina a contar com o serviço.
Resposta instantânea
Lee Ittner, vice-presidente da HTC, fala sobre o mercado de telefones celulares
Como o sr. vê a disputa entre Apple, Microsoft e Google no mercado de sistemas operacionais para celulares e tablets?
Os consumidores precisam ter escolha. O Windows, da Microsoft, é um sistema muito importante, mas é preciso oferecer uma opção para o cliente. No mercado de tablets, a Apple, obviamente, fez um excelente trabalho. De qualquer forma, acredito que há espaço para todo mundo.
Preço é um componente importante nessa disputa?
As fabricantes de celulares vão oferecer várias categorias de preços. Veremos produtos com funcionalidades diferentes para segmentos diferentes e, eventualmente, alguns competidores podem jogar com o preço de seus produtos para gerar mais demanda.
O mercado brasileiro de celulares ainda é dominado por aparelhos mais simples. Isso tende a mudar?
Acredito que sim. O brasileiro é um entusiasta de tecnologia. O segmento de smartphones é o que mais cresce. No ano passado, foram cerca de 6 milhões de aparelhos vendidos. Para 2012 a previsão é de 12 milhões. Na América Latina, algumas consultorias estimam um mercado de 90 milhões de aparelhos em 2013.
Colaboraram Flávia Gianini e Rodrigo Caetano