Milionário, extenso e cuidadoso, o processo de substituição de uma marca financeira de sucesso nacional por outra ainda desconhecida do grande público chega ao final. Desde a semana passada, os bancos credenciados à rede MasterCard trocaram a plataforma tecnológica do cartão de débito Redeshop pela grife global MasterCard Maestro. Essa é a terceira e mais importante etapa da história de despedida do nome Redeshop do mercado financeiro. Primeiro foram realizados investimentos em informática, que possibilitaram essa transferência, e ações de marketing para verificar a aceitação do nome MasterCard Maestro. Feito tudo isso, só resta alterar o logotipo dos cartões, o que é considerada a parte mais simples. ?Basta pôr em prática o que já foi feito nos bastidores?, diz Desmond Rowan, presidente da MasterCard.

Desde que a Mastercard comprou a RedeShop, no final de 2002, a companhia já investiu R$ 25 milhões para unificar a marca com a sua bandeira própria de cartão de débito, a MasterCard Maestro. Até o final deste ano, a nova logomarca irá substituir o nome RedeShop em, no mínimo, 11 milhões de cartões. E até outubro de 2005, todos os plásticos serão substituídos. As vantagens tecnológicas da Maestro representam mais fôlego para a companhia enfrentar a concorrência. Os clientes, por exemplo, podem sacar dinheiro no exterior e parcelar compras ? produto já disponível pela rival Visa Electron. Ou seja, a MasterCard recupera a diferença no mercado. Com essa estratégia, a companhia estima fazer 370 milhões de transações até o final do ano, o que representa um crescimento de 50% em relação a 2003.