Esporte mais popular do planeta, o futebol também faz sucesso na web. Conheça os clubes com mais fãs no Facebook, a maior rede social do mundo, e como os times brasileiros estão na foto. Apesar de terem grandes torcidas, as agremiações nacionais estão bem atrás das estrelas internacionais. Confira também o burburinho da bola no Twitter.

99.jpg

 

 

Do papel ao software 

A Barnes & Noble,  maior rede de livrarias dos EUA, está se transformando em uma empresa de softwares. Com o avanço dos e-books, a companhia decidiu se tornar uma rede varejista que comercializa downloads de obras literárias e aplicativos de livros eletrônicos. Trata-se de uma aposta num futuro que já bate à porta, como se constata ao observar a mudança no perfil das vendas.

No site BarnesandNoble.com, para cada livro em papel vendido,  são comercializados três livros eletrônicos. A mudança de rota nos negócios se faz no momento em que a rival Borders Group, a segunda maior rede de livrarias americana, está sendo liquidada. O dilema da Barnes & Noble é como fazer a transição nos negócios, pois suas 705 livrarias hoje são fundamentais para manter a operação.

 

100.jpg

 

 

Mais celulares

 

O Brasil alcançou, em março deste ano,  um total de 210,5 milhões de assinantes de celulares, de acordo com dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). No primeiro trimestre, 7,6 milhões de novas habilitações foram registradas, uma expansão de 3,73% no ano. Só em março foram 2,9 milhões de novas linhas celulares. Segundo a Anatel, o número absoluto de novas habilitações nos três primeiros meses de 2011 é o maior dos últimos 11 anos.

 

 

Loja pirata  

 

Um blogueiro descobriu, acidentalmente, que um estabelecimento de artigos eletrônicos da  cidade de Kunming, na China, é uma cópia fiel das lojas da Apple. Com o logo da empresa de Steve Jobs e o design do ambiente idênticos ao da fabricante do iPhone, a loja chinesa é um clone tão perfeito que faz até o fã mais ardoroso dos produtos da maçã pensar que está em um autêntica Apple Store. Um detalhe reforça essa sensação: os funcionários acreditam que trabalham na Apple. Não se sabe se os produtos comercializados são verdadeiros ou falsificados. A Apple não comentou o assunto.

 

101.jpg

 

 

Download cinematográfico  

 

A Fox vai levar o seu serviço de downloads de filmes para smartphones e tablets que rodam com o sistema operacional Android, do Google. O primeiro longa-metragem que estará disponível para essa plataforma é X-Men – Primeira classe. Assim, os consumidores que comprarem o filme no formato Blu-ray, de alta definição, poderão fazer, no site da empresa, o download de cópias digitais. Depois, esse conteúdo poderá ser transferido para celulares que rodam com Android. Até agora, o serviço estava disponível somente para Windows, da Microsoft,  e o iTunes, da Apple. 

 

102.jpg

 

  

 

 

Resposta instantânea

 

Romeo Busarello, diretor de ambientes digitais da Tecnisa, analisa a comunicação entre as empresas e os consumidores na internet 

 

103.jpg

Romeo Busarello, diretor da Tecnisa

 

O que é mais importante na comunicação entre os consumidores e as empresas nos meios digitais? 

Até há poucos anos, as companhias costumavam demorar dois ou mais dias para dar uma resposta ao consumidor. Hoje, não pode ser mais assim. Quando faz contato com uma companhia por meio de um canal digital, o cliente tem a expectativa de obter uma resposta muito rapidamente.

 

O que se deve fazer para corresponder a essa expectativa?  

As pessoas, atualmente, gastam dinheiro para economizar tempo. Se alguém manda uma mensagem via chat ou e-mail, entre 22h e 0h, por exemplo, a probabilidade de ela querer de fato adquirir determinado produto ou serviço é grande. Por isso, o horário de atendimento online tem de ser ampliado.

 

De que maneira a mobilidade está modificando a forma de relacionamento com os consumidores? 

O cliente hoje é multicanal. Ele pode fazer contato por diferentes meios, como smartphones, notebooks, computadores e tablets. É por essa razão que a plataforma tem ser amigável. Isso quer dizer que deve haver aplicativos para permitir a comunicação entre o consumidor e a companhia. E esse tipo de programinha tem de ser fácil de usar e eficiente.

 

 

com Rodrigo Caetano