Os sistemas de pagamento móvel aos poucos se tornam uma realidade, especialmente nos EUA – no Brasil ainda não tanto, mas é questão de tempo para isso ocorrer.

Conforme o tempo passa, começa a ficar mais claro o real formato das “carteiras virtuais”, ou seja, como efetivamente os smartphones serão usados para transações financeiras e como essa modalidade de negócios vai se inserir nas estratégias das empresas. E, principalmente, qual o comportamento do consumidor.

Ao observar a tendência nos EUA, percebe-se que os aplicativos estão assumindo o papel de protagonistas do processo. 
Enquanto projetos de leitores de cartão de crédito acoplados a smartphones, como o Square, não decolam, os apps são cada vez mais utilizados por empresas como meio para pagamentos de serviços e produtos. Um ponto importante a ser observado é que isso costuma se inserir em estratégias de fidelização de clientes.

“O que vejo acontecer é o pagamento móvel, aliado aos recursos de localização disponíveis nos smartphones, ser usado pelas marcas para estreitar o relacionamento com os consumidores”, diz Marcelo Castelo, sócio da agência de comunicação integrada F.biz, que mantém desde 2013 um escritório em Miami.

O blog conversou com Castelo, um dos principais estudiosos da mobilidade no Brasil, sobre as tendências nessa área e selecionou alguns casos bem-sucedidos que indicam o futuro dos pagamentos móveis.

Confira abaixo alguns desses exemplos:

Starbucks - O aplicativo da rede de cafeterias é um sucesso nos EUA porque alia praticidade na hora do pagamento a um programa de fidelidade. O app funciona assim: ao baixá-lo, o cliente cadastra seu cartão de crédito e estipula um valor, que ficará numa espécie de carteira virtual pré-paga. Sempre que a quantia depositada fica abaixo de US$ 10, o programa automaticamente obtém um crédito maior.

Para pagar a conta depois de beber um mocha, por exemplo, basta abrir o aplicativo e passar o celular em cima do código de barras do boleto. A cada compra, o consumidor acumula pontos, que depois se revertem em descontos nos produtos.    

O programa também utiliza um recurso de localização. Sempre que o consumidor passa em frente a uma loja da rede, o aplicativo emite um aviso: “Há uma Starbucks aqui perto. Que tal tomar um café”.  Com o programa, a Starbucks está aumentando a fidelização e a frequência dos clientes nas suas lojas, gerando uma receita maior. “Hoje, esse aplicativo é responsável por mais de seis milhões de pagamentos por semana nos Estados Unidos e representa mais 15% do faturamento da rede, sem levar em conta o dinheiro que está ‘parado’ na carteira virtual da empresa”, analisa Castelo.

Trata-se, portanto, de um sistema que alia pagamento móvel, localização e fidelidade. Outras grandes redes, como Burger King, McDonald’s e Seven Eleven, estão desenvolvendo programas semelhantes, o que nos leva a supor que, num futuro não muito distante, os consumidores não vão se satisfazer com compras em lojas sem ganhar algum mimo em troca.

Postmates – Outro aplicativo que ganha mercado rapidamente nos EUA é o Postmates, uma plataforma móvel que conecta consumidores a serviços de courier. Ele garante a entrega, em menos de uma hora, de uma vasta gama de produtos, de uma refeição a produtos de supermercado.  É um sistema similar aos aplicativos de táxi, mas para mercadorias.

Pelo serviço, o cliente acessa o programa e diz, por exemplo, que quer comprar uma torta de frango. A solicitação fica visível aos entregadores cadastrados na plataforma, e um deles se candidata a comprar o pedido em algum supermercado conveniado ao Postmates.

O entregador vai ao supermercado, compra a torta de frango e a leva para o cliente. O sistema de pagamento não envolve dinheiro físico ou de plástico. Como o cliente já cadastrou seu cartão de crédito na plataforma, o valor da mercadoria é debitado automaticamente pelo Postmates, que se encarrega de pagar o entregador e o supermercado. Lançado em 2011, o Postmates já fechou acordo para entregas com a Starbucks e o McDonald´s, entre outras empresas, e ultrapassou recentemente a marca de um milhão de entregas.

Curbstand – Criado por empreendedores de Los Angeles em outubro de 2013, esse aplicativo facilita a vida dos motoristas que usam os serviços de valet.  Com o aplicativo, o cliente deixa seu carro no estacionamento conveniado e faz o check-in pelo smartphone para registrar que o deixou ali. Para pegá-lo novamente, solicita o veículo via smartphone – de dentro do restaurante ou bar em que estiver, por exemplo, o que evita as filas de espera tão comuns nos estacionamentos.
No momento de pegar a chave, o consumidor confirma pelo aplicativo que recebeu o carro e automaticamente o valor a pagar é debitado de seu cartão de crédito.