06/03/2013 - 21:00
Recorde no Linkedin
A HP é a primeira empresa a atingir a marca de um milhão de pessoas em um perfil do Linkedin. Somando os contatos secundários, a abrangência da rede da companhia chega a 43 milhões de profissionais. A maioria dos contatos (57%) não é especializada em tecnologia, a principal área de atuação da companhia. A Ásia é o continente com maior número de contatos, representando 35% do total. Ela é seguida pela América Latina, com 13%. “O Linkedin é essencial para a HP construir uma rede de relacionamento com colaboradores e clientes”, diz Natalie Malaszenko, vice-presidente de marketing digital.
Smartphones calientes
Uma pesquisa da empresa de segurança virtual AVG, feita com mais de cinco mil pessoas do Reino Unido, EUA, França, Alemanha e Brasil, constata que 25% dos usuários guardam “fotos e vídeos íntimos” em seus smartphones e tablets. Manter conteúdos desse tipo nos aparelhos é um risco enorme. Afinal, já pensou o que pode acontecer se o aparelho em questão cair em mãos erradas? Para piorar, a pesquisa mostra que 70% dos entrevistados que mantêm arquivos sensuais em seus equipamentos não sabem da existência de aplicativos que permitem apagar remotamente os dados.
Formar é preciso
O Buscapé está de olho em novas oportunidades de negócios, como a formação profissional. Comandada pelo empresário Romero Rodrigues, a empresa vai quadriplicar sua área de cursos de qualificação em 2013. A divisão Universidade Buscapé Company deverá fechar o ano com 160 cursos diferentes sobre varejo online. As aulas tratam de criação de lojas, uso de ferramentas de publicidade e redes sociais. Os cursos foram desenvolvidos pela companhia em parceria com a iMaster e a Cresça Brasil, empresas de capacitação profissional.
Novidades no 4G
A companhia brasileira On Telecomunicações e a fabricante chinesa Huawei anunciaram uma parceria para fornecer tecnologia 4G no Brasil. As empresas vão iniciar a operação por São Paulo, onde atenderão inicialmente 133 cidades, com uma população estimada em dez milhões de pessoas. Elas venderão modems e roteadores por meio de lojas online e grandes redes varejistas. Ainda com foco na ampliação de suas operações para outras regiões do mercado brasileiro, a parceria estuda aquisições e participações em concorrências públicas e privadas.
Resposta instantânea
Fernando Martins, presidente da Intel no Brasil, diz por que é importante para o País exportar inovação
Como as empresas brasileiras devem lidar com a inovação?
Posso ter uma grande patente, mas isso não será inovação se ela não tiver impacto na vida das pessoas. Para ser inovador, é necessário provocar efeitos em toda uma cadeia de valores, que não começa com o fabricante, mas sim com universidades e laboratórios. Um exemplo disso é um tipo de criptografia que criamos. Fizemos uma seleção com pesquisadores de todo Brasil, e os resultados agora estão sendo levados para os nossos laboratórios globais. É isso: o País não deve apenas importar conhecimento de laboratórios internacionais, mas exportar.
O que leva empresas globais de TI a escolher o Brasil para investir em pesquisa e desenvolvimento?
Entre os motivos estão o fato de o País ser o terceiro maior mercado de computadores do mundo e a quinta maior comunidade desenvolvedora de softwares.
O governo tem estimulado o investimento privado em inovação?
Sem dúvida nenhuma. O governo tem se mostrado muito aberto a propostas e tem nos dado ideias sobre como, quando e onde implementar a inovação.
Colaboraram: Diego Marcel, João Varella e Luiz Gustavo Pacete